quarta-feira, 8 de maio de 2013

UE vai aplicar tarifas em painéis solares chineses.

UE. Tarifa anti-dumping para painéis solares chineses. Mai.2013

Em socorro da indústria alemã…

A Comissão Europeia vai apoiar o sector industrial da energia solar da Europa com medidas anti-dumping sobre os painéis solares da China, segundo a imprensa alemã (F.A.Z.) citando círculos de Bruxelas. Uma decisão sem precedentes.

A indústria fotovoltaica germânica passa por um declínio calamitoso, tendo no último ano falido 35% (um terço) das empresas do sector.

A China, agora com 65% da produção mundial, ultrapassou a Alemanha no fabrico de painéis solares, mas está acusada de dumping comercial pelos EUA e pela Europa. Os Estados Unidos já aplicam taxas alfandegárias.

Em Julho de 2012 foi apresentada a queixa formal por concorrência desleal, na origem da iniciativa anti-dumping da União Europeia. A média das taxas sobre estes produtos chineses deve ser de 46%, segundo a imprensa alemã. As anunciadas tarifas anti-dumping deverão começar a ser aplicadas em Junho deste ano.

A grande maioria dos painéis solares instalados na Europa já são “made in China”, as taxas aumentarão o preço da energia solar; torna por um lado mais cara uma energia limpa mas por outro defende a produção industrial europeia.

Suscita-me uma interrogação, sabendo que também há dumping dentro da União Europeia; se o sector industrial não fosse dominado pelos germânicos haveria lugar a tais medidas?

Pode-se concordar, como se pode concordar em a França socorrer a Peugeot; mas é difícil de engolir que Portugal não possa meter dinheiro nos Estaleiros de Viana do Castelo, para comprar aço e fabricar os barcos adjudicados.

As indústrias são todas europeias, mas há umas mais europeias que outras…

Coisas do Euro.

Para ver últimos posts clicar em – página inicial.










1 comentário:

Anónimo disse...

Ora bem!!! 100% de acordo! Já muito boa empresa portuguesa fechou as portas devido ao dumping dos mercados externos e nunca Bruxelas ou mesmo os nossos políticos mexeram uma palha! Mas como agora toca aos coitadinhos doa Alemães....

Paulo Mesquita