Em Portugal quase nada se sabe sobre as importantes eleições em Itália.
À comunicação social (e ao comentário político nos media) custa-lhes olhar para Itália, hoje. No entanto, as alterações políticas previsíveis em Itália terão reflexo relevante na política europeia, particularmente após a vitória de Francois Hollande em França e antecedendo as eleições gerais na Alemanha.
Falar em sondagens sem caracterizar as forças políticas presentes não esclarecerá quem não conheça a história política italiana, mas não há forma de falar aqui da Itália política sem ser em fascículos. Luigi Bersani é o líder do Partido Democrático (PD) “centro esquerda”, Mario Monti “centro” e Sílvio Berlusconi “centro direita” são mais conhecidos. Deles e dos partidos, coligações e personagens, quem são e de onde vêm, fica para um próximo post sobre a Itália política contemporânea.
Todas as sondagens sobre as eleições italianas dos próximos 24 e 25 de Fevereiro, dão, desde sempre, a vitória à esquerda do Partido Democrático; apesar disso, desde 2012 só se ouve falar no confronto Monti- Berlusconi; do jornal Expresso na sua antevisão para 2013 ao último comentário do Prof. Marcelo.
Na verdade, Berlusconi não é candidato a liderar o governo de Itália e Monti é candidato ao Senado, sendo já… senador vitalício. Monti e quem o apoia não chegam a terceira força política, ultrapassados pelo Movimento 5 Estrelas, do comediante Beppe Grillo; aqui com 14,3% das intenções de voto contra 12,9 de Monti.
As eleições italianas parecem confusas, não são. Resultam de um processo que pode ser exemplo para o que se passa em Portugal, sobre o anti-partidarismo a corrupção política e os movimentos históricos, por um lado; e sobre as medidas de austeridade o empobrecimento e a saída para a crise, por outro.
Para já as sondagens, na certeza que o mais importante não será qualquer confronto Monti-Berlusconi - ao contrário do que nos querem fazer crer.
Última
sondagem 8 de Fevereiro: legenda
Centrosinistra
- Centro esquerda (37,2)
PD/Partito
Democrático – 32,2
Sinistra,
ecologia e libertá – 3,5
Altri
di centro sinistra – 1,5
Centro
(12,9)
Udc/
Unione di centro – 3,0
Futuro
e libertá – 0,6
Scelta
cívica/con Monti per l´ltalia – 9,3
Centrodestra
- Centro Direita (29,7)
Pdl /ll
popolo della libertá– 22,0
Lega
Nord – 5,4
La
destra – 1,0
Centrodestra
nazionale/Frateli d´ltalia – 1,0
Altri
di centrodestra – 0,3
Altri
– Outros partidos (20,2)
Movimento
5 Stelle – 14,3
Rivolucione
civile – 4,2
Amnistia
giustizia e libertá – 0,4
Fare
per Fermare il declínio – 1,0
Altri
partito – 0,3
Indecisi/Astenuti
– 31,2
Mais sobre eleições Itália AQUI
Para ver últimos posts clicar em – página inicial