segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Bacalhau sem fosfatos. Como escolher bacalhau.

Bacalhau português sem polifosfatos. Dez.2013

O governo português emendou a mão e assinou hoje com o principal fornecedor de bacalhau - a Noruega, “um acordo sem prazo para garantir que o bacalhau destinado a Portugal mantém a cura tradicional e estará isento de fosfatos”.

Portugal votou a favor (em 1 de Julho) no Comité Permanente para a Cadeia Alimentar e de Saúde Animal da União Europeia, da introdução de polifosfatos na cura do bacalhau; apenas se opuseram a França e a Croácia. 

A adição de químicos, para além de ter custos adicionais, altera a textura, a cor e o sabor do bacalhau. Seria o fim do bacalhau tradicional português, e por isso, quer consumidores quer industriais do sector reprovaram o aval dado pelo governo de Passos Coelho na União Europeia. 

Agora, o bacalhau destinado à cura tradicional portuguesa, proveniente da Noruega, está livre de fosfatos, como seria de defender, sem cedências, em Julho. Ainda falta ver nos mercados a rotulagem correspondente.

A propósito do nosso bacalhau, um post que publicámos aqui faz amanhã dois anos, continua a ser dos mais procurados do “O ClariNet” através da Internet.

Clicar em; Bacalhau, como escolher, como comprar e preparar.

Para ver últimos posts clicar em – página inicial






Sem comentários: