sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Movimento Forconi despoleta rebelião em Itália.

  Forconi acende rebelião em Itália.Dez 2013 Fronteira entre Itália e França desbloqueada.
 
Censura internacional

Itália está em pé de guerra. Para o ministro do interior Angelino Alfano (nº2 de Berlusconi antes da cisão no partido “Povo da Liberdade”) o tumulto social em curso por todo o país é “susceptível de causar uma rebelião, dirigida contra as instituições nacionais (de Itália) e da Europa”.

Os protestos do Movimento dei Forconi (forquilha) provocaram um contágio espontâneo que envolve agora todas as categorias sociais italianas, de norte a sul, das ilhas às fronteiras terrestres. Já não são só os agricultores, pescadores, transportadores e comerciantes que estiveram no início do movimento; estenderam-se a desempregados e precários, estudantes e trabalhadores de várias profissões. É uma revolta social autónoma de partidos e organizações políticas. 

Desde o princípio do movimento da forquilha que tentam ligar as suas reivindicações (acusação dos patrões da Cofindustria) a iniciativa da máfia - por ter origem na Sicília (como se não fossem da Sicília os mais corajosos opositores da máfia). 

Nas manifestações desta semana (que continuam) aparecem quer elementos da extrema-direita quer de extrema-esquerda, velhos comunistas (foto em baixo) anarquistas, etc. A maioria é “povo” sem partido. Como se dizia em Espanha, nem de esquerda nem de direita – de baixo.

Das esquerdas às direitas . Italianos protestam por todo o país..Dez 2013 
Esta revolta social assusta. Assusta de tal maneira que há um acordo tácito nos meios de informação internacionais para não lhe dar voz. Tenho em subtítulo que a fronteira (Ventimiglia) entre Itália e França já foi desbloqueada, poucos sabiam que esteve fechada por manifestantes.

Os jornais nacionais italianos autocensuraram ontem as notícias sobre os protestos (tenho o Corriere della Sera que não traz uma linha), hoje já voltaram a noticiar pois as televisões e os órgãos locais, não alinharam no boicote informativo. 

Em Portugal é uma vergonha! Nem um jornal nem um jornaleco - como se fechar uma fronteira ao trânsito entre dois países da União Europeia não seja notícia, para não falar na convulsão social.

Os blogues ainda estão a tentar perceber a coisa e quem tem um “partido irmão” em Itália ou a falta de um “partido irmão” em Itália não arrisca sequer olhar para a Itália de hoje. Faz mal.

O que lá se passa é importante, o que se passa na rua e o que se passa nos corredores do poder com a alteração radical da lei eleitoral. Servia de exemplo para cá. Acompanhem pelas televisões italianas, as melhores da europa desde que Rajoy interveio na TVE.

Para ver últimos posts clicar em – página inicial















Sem comentários: