terça-feira, 10 de setembro de 2013

11 De Setembro. Lembrando.

oclarinet.blogspot.com- Chile 40 anos. Set.2013

Certas lembranças materiais não perduram em minha casa, não guardo, ou vão emprestadas e não voltam, desaparecem; nem tenho cartazes e autocolantes políticos, da minha autoria, usados no PREC. Este cartaz, de 1973, tem-se aguentado e fiz a partir dele um post há 2 anos. Sobre o Chile.

Até ao ataque da Al-Qaeda às “Torres Gémeas”, a data 11 de Setembro estava associada ao golpe de estado de Pinochet, em 1973, contra o governo legítimo do Chile, de Salvador Allende. 
 
O golpe militar fascista no Chile, foi sentido em todo o mundo e particularmente em Portugal, pela minha geração, que na época e aproveitando a “abertura marcelista” lutava aqui pela democracia.
 
Estávamos em 1973, passagem do ano para 1974; eu era desenhador de máquinas numa metalurgia e estudava à noite. Foi ano de campanha eleitoral para as eleições legislativas que se realizaram em Outubro. O Movimento Democrático de oposição ao regime de Marcelo Caetano participou na campanha, tendo desistido de ir a votos por considerar não existirem condições para eleições livres.
 
No Natal de 1973, José Afonso tinha lançado o álbum “Venham Mais Cinco” (é verdade, já tem uns anitos). O Zeca esteve detido em Caxias de Abril desse ano até finais de Maio, mas tinha uma grande actividade apesar de alguns dos seus concertos terem sido proibidos pela PIDE. Os militantes da oposição aproveitavam todas as ocasiões para juntar os democratas “aparecidos” na campanha eleitoral. Uma festa de passagem de ano vinha a propósito.
 
Cheguei mais cedo a Sintra, à “casa do Sr. Embaixador”, para com o António “Fogueteiro” preparar os “comes”, que os “bebes” era tinto de Cheleiros que ele tinha trazido. O António teria a idade que eu tenho hoje, rijo e poeta popular, dirigente do Sindicato dos Mármores e Cantarias (Pero Pinheiro), encontrava-o por vezes na cooperativa livreira Esteiros. 
 
Os convivas eram sobretudo jovens, alguns quadros políticos e oradores, lembro-me de Urbano T. Rodrigues ter dissertado sobre a condição da mulher.
 
Após várias intervenções sobre a situação política nacional e internacional, onde se abordou a situação chilena cujo golpe tinha três meses, alguém apareceu com o cartaz do Chile (edição World Peace Council), uma raridade.
 
Foi leiloado e o dinheiro foi para a Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos. Eu não tinha muito dinheiro, não sei como fiquei com ele, devo-o ter comprado a meias com os efeitos do tinto de Cheleiros.

Já não bebo, já não se fazem leilões para estas causas, nem festas por estas razões. É pena, pois os tempos aconselham a juntar vontades e militâncias.

Para ver últimos posts clicar em – página inicial










Sem comentários: