segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ex-guerrilheiro quase presidente em El Salvador.

Sánchez Cerén. Eleições presidente de El Salvador.Fev.2014





As eleições de ontem em El Salvador deram a vitória ao candidato da FMLN (Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional) mas obrigam a segunda volta.

Sánchez Céren (FMLN) obteve 48,92% contra 38,95% de Norman Quijano do ARENA (Aliança Republicana Nacionalista), da direita neo-liberal. António Saca, o terceiro mais votado e antigo presidente, apoiado por uma coligação (União) de direita e centro-direita (democratas cristãos do PDC) arrecadou 11,40% dos votos.

Entre 1980 e 1992, El Salvador viveu uma guerra interna que fez 75 mil vítimas, a oposição optou pela luta armada contra o governo em 1980, após o assassinato do arcebispo, defensor dos direitos humanos, Óscar Romero

O actual presidente, Maurício Funes, eleito pela FMLN em 2009 (51,96% dos votos) sucedeu aos presidentes de direita, eleitos após o acordo de paz entre a guerrilha e o governo, em janeiro de 1992. Estas são as quintas eleições desde a pacificação.

A FLMN resultou da fusão das Forças Populares de Libertação Farabundo Martí (FPL) com mais quatro organizações; ERP, RN, PCS e PRTC; o seu nome tem como referência o fundador do Partido Comunista Salvadorenho (em 1930) Farabundo Martí. Após o acordo de paz as organizações que deram origem à Frente extinguiram-se e a FLMN transformou-se em partido político. (Assim como, se, com a fundação do Bloco de Esquerda, a UDP e o PSR se dissolvessem…pois!)

O actual candidato da FMLN foi comandante guerrilheiro, Maurício Funes o actual presidente não esteve na guerrilha, era jornalista apoiante da FMLN. Teve litígios com o partido quando enviou tropas para o Afeganistão a pedido dos EUA. Apesar de iniciativas significativas, estão por resolver as grandes questões das desigualdades sociais e da violência dos gangues de marginais (maras).

De El Salvador emigra-se constantemente; em números será um terço do êxodo provocado por Passos Coelho em Portugal. As remessas dos emigrantes representam cerca de 17% do PIB salvadorenho. É um país dividido ao meio entre esquerda e direita, mas em paz política/militar.

A guerra trava-se nos bairros marginais entre criminosos organizados, e no modelo de desenvolvimento inalterado que continua a beneficiar as elites empresariais. O que um novo presidente da FMLN poderá alterar, sendo desta vez um ex-guerrilheiro, não se sabe. Primeiro terá de ganhar, em Março, a segunda volta.

Há bons exemplos de líderes da América Latina que vieram da luta armada contra as ditaduras, e agora há a CELAC - Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos, que tem contribuído decisivamente para a paz e para o desenvolvimento e independência dos povos do continente.

Para ver últimos posts clicar em – página inicial








2 comentários:

JFS disse...

Viu-se na cimeira de Cuba que a CELAC vai evoluindo no melhor sentido.

Manuel Costa disse...

É VERDADE,SER GUERRILHEIRO NÃO SIGNIFICA SER ASSASSINO, EXISTE AQUI MUITA UTUPIA,PARA QUEM PRETENDE TIRAR DAQUI ALGUNS PROVEITOS DE OPORTUNISMO, JÁ FUI GUERRILHEIRO À FORÇA PORQUE A ISSO FUI OBRIGADO,ASSIM COMO MUITOS MAIS MILHARES O FORAM E NUNCA FIZ NEM TIVE VONTADE DE FAZER MAL A ALGUÉM. SER-SE GUERRILHEIRO É NECESSÁRIO TER-SE UM MOTIVO PARA QUE O SEJA. DEPOIS NÃO SE DEVEM FAZER ACUSAÇÕES,QUER POR PRAZER,OU CONVENIÊNCIA. QUANDO QUISEREM ACUSAR ALGUEM,ARRANJEM OS ARGUMENTOS VÁLIDOS. AGORA NÃO QUEIRAM DIZER MAL DAS PESSOAS,QUANDO O NÃO SÃO. À CUSTA DOS GUERRILHEIROS QUE PASSARAM MUITA FOME,SEDE E SACRIFICIOS,ESTÁ MUITO BOA GENTE INSTALADA BEM NA VIDA,ENQUANTO ESSES (OS MAUS E VITIMAS DESSES SENHORES) ESTÃO ESQUECIDOS E MAL NA VIDA. HAJA MAIS RESPEITO POR ESTAS VITIMAS,GUERRILHEIRAS.
COMENTÁRIO DE UM EX GUERRILHEIRO,OU COMBATENTE, (COMO LHE QUEIRAM CHAMAR) QUE NUNCA VITIMISOU NINGUÊM,MAS QUE FOI VITIMA. HONRA PARA TODOS AQUELES QUE COMO EU ESTIVERAM NA MESMA LUTA,POR IMPOSIÇÃO.

(comentário a este post no blogue A Viagem dos Argonautas)