domingo, 25 de novembro de 2012

Eleições históricas na Catalunha.

Percentagem de votantes s 19.00h portuguesas

Há uma história antes - ver vídeo - haverá uma história depois destas eleições.

Actualização: Resultados finais AQUI

Comentário:

Como resultado das eleições catalãs de 25 de Novembro e ao contrário do que dizem os comentários madrilistas, há um reforço no sector independentista.

Artur Mas (CiU) o presidente da Generalitat, não teve a maioria absoluta que pedia, mas o “Bloco Soberano” tem uma maioria clara no Parlamento da Catalunha e mais independentista.

 O facto da ERC, Esquerda Republicana da Catalunha, agora a segunda força, ter duplicado os seus assentos (10 para 21), a Candidatura de Unidade Popular (CUP) uma coligação de organizações mais à esquerda, ter elegido na primeira vez que concorre três deputados e a Esquerda Unida ter subido, altera qualitativamente a natureza do campo soberanista.

Tudo ficou diferente na Catalunha e no Estado Espanhol. Com o reforço da esquerda no parlamento catalão, o líder da CiU, não fica em piores condições para negociar com Madrid, pois Mariano Rajoy não deixará de reparar nos perigos (para ele) de maior radicalização catalã. Por outro lado, Artur Mas, terá maiores dificuldades no prosseguimento da política de cortes e austeridade na Catalunha e terá de fazer alianças com outras forças que não o PP.

A consulta em referendo sobre a soberania da Catalunha, intenção de que o líder catalão diz não ter desistido, tem condições para ser convocada. A diferença é que será um processo mais clarificado, de interpretação menos tacticista, que uma maioria absoluta CiU emprestava, e mais estratégico em função dos votos que os catalães deram a forças abertamente independentistas.

Para ver últimos posts clicar em – página inicial

2 comentários:

pvnam disse...

-> Senhores Neo-Feudais (bielderbergos - alta finança capital global) em pânico... sempre que... se fala em SEPARATISMO tendo em vista a Sobrevivência de Identidades Étnicas Autóctones.
.
NOTA 1: Ninguém acredita (bom, exceptuando os 'parvinhos-à-Sérvia' - vide Kosovo) que com a evolução demográfica em curso... Portugal (França, etc) irá conseguir sobreviver!
(obs: com o desmoronamento da base sociológica que esteve na sua origem... uma Identidade não vai conseguir sobreviver)
.
NOTA 2: O pessoal com um discurso anti-separatismo-50-50... como é óbvio, não é português, francês, etc... trata-se, tão somente, de MERCENÁRIOS ao serviço dos senhores Neo-Feudais (bielderbergos - alta finança capital global).
.
.
P.S.
Uma NAÇÃO é uma comunidade de indivíduos de uma mesma matriz racial que partilham laços de sangue, com um património etno-cultural comum... uma PÁTRIA é a realização e autodeterminação de uma Nação num determinado espaço.

Paulo Rato disse...

Uma análise lúcida e clara, Carlos.
Quanto ao comentário de "pvnam", se conseguir explicar-me, cientificamente, o que é uma "raça", dentro da espécie humana (homo sapiens sapiens) ou uma, ainda mais improvável, "matriz racial", talvez eu consiga perceber do que é que fala... É que, fora dos conceitos de má sociologia e de classificações empíricas tradicionalistas e algo boçais, com origem em (pre)conceitos de classe ou na necessidade de "justificar" discriminações de classes "inferiores" (em recursos económicos, mesmo quando fingem que se trata de diferenças de cor de pele ou "culturais"), precisamente pelos plutocratas de todos os tempos e lugares, sem qualquer rigor científico ou semelhança com classificações biológicas baseadas em características genéticas pertinentes - e também da eternização de definições legais idiotas (como na legislação norte-americana...) -, o conceito de "raça" carece de sentido. E eu sou de compreensão um bocado lenta, quando deparo com um discurso que recorre a conceitos destituídos de fundamentação científica...
Uma das criaturas a que, ultimamente, ouvi atribuir-se a si própria a inclusão numa "raça de homens" (decerto "superior") que se "honrava" de uma qualquer tolice... dá pelo nome de Passos Coelho, para desgraça nossa, o imbecil, aldrabão e ignorante que ocupa o cargo de Primeiro-Ministro de Portugal!