domingo, 25 de novembro de 2012

Espanha. Proposto 140Km/hora nas auto-estradas.

Autoestradas seguras.Nov.2012

Um deputado do Partido Popular, (PP) propôs no Congresso espanhol que o limite de velocidade nas auto-estradas com portagem aumente. O deputado, Paco Vaño, vítima de um acidente rodoviário e tetraplégico, argumenta com a diminuição de tráfego nessas vias, provocada pela crise, e os níveis de segurança das auto-estradas.

O PP sugere 140Km/hora, considerando não ser uma velocidade de risco para as auto-estradas nem ter efeitos negativos nos valores de sinistralidade, seria antes, segundo a proposta, um incentivo para os utilizadores.

O Estado espanhol vive o mesmo problema de Portugal, a quebra de tráfego nas vias com portagens estão a acumular prejuízos. 

O assunto promete discussão, lembro que ainda em Março do ano passado, a velocidade máxima das auto-estradas espanholas baixou para 110Km/hora, por um período de três meses, com a condição de ser reposto o limite de 120Km/hora apenas se o preço do barril de petróleo baixasse.

Para quem não se lembra (ou nunca soube), os limites de velocidade em Portugal foram impostos aquando da crise petrolífera de 1973; visavam reduzir o consumo de combustível e não a segurança. 

A qualidade das vias e os carros de hoje são muito diferentes, já o preço dos combustíveis é a mesma história, não estamos limitados a 20 litros por carro, como chegou a ser, mas limitados pela escassez daquilo que paga os 20 litros.

É um assunto que merece discussão, também por cá. Para mim, o actual limite de velocidade nas autoestradas é anacrónico. Ou se quisermos pôr as coisas doutra maneira – um grande negócio.

Para ver últimos posts clicar em - página inicial.







2 comentários:

Anónimo disse...

Mas na discussão é preciso ter em conta a degradação do parque automóvel que aí vem com a crise. Todos nos lembramos do nível de sinistralidade antes da qualidade das viaturas ter aumentado.

Augusta Clara disse...

O comentário acima é meu. Foi por lapso que ficou como anónimo.