sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Catalunha pede apoio internacional ao referendo.

Carta da Catalunha. Jan.2014

O governo catalão pediu aos governos de 45 países, incluindo 27 da União Europeia, apoio para realizar o referendo sobre a independência da Catalunha.

O presidente catalão, Artur Mas, afiançou em carta enviada aos líderes internacionais, que a consulta referendária agendada para 9 de Novembro próximo, resulta da vontade do povo catalão e não é violadora da constituição.

A carta, divulgada ontem na televisão catalã, tem o apoio do partido maioritário Convergência e União e mais quatro formações da oposição, somando 65% do Parlamento da Catalunha. 

Depois das eleições históricas de Novembro de 2012 (AQUI), em que se reforçaram as forças independentistas, e, do cordão humano independentista de Setembro de 2013, que se seguiu à declaração de Artur Mas: - Ou o governo de Mariano Rajoy permite uma consulta em referendo em 2014, sobre a soberania da Catalunha, ou se converterá as eleições catalãs de 2016 num plebiscito; estamos numa fase de ofensiva diplomática para pressionar o governo de Rajoy a resolver uma “questão que é política e não de legalidade”.

As perguntas já definidas para o referendo são duas. A primeira é – Quer que a Catalunha seja um Estado? A segunda – Quer que esse Estado seja independente? 

A carta do governo catalão também foi enviada ao governo português mas suspeito que nunca saberemos a resposta. Aliás, quem veja ou leia a comunicação social de “referência” cá do burgo, nem sabe da pergunta. 

A notícia na televisão catalã: http://www.tv3.cat/videos/4838411

Para ver últimos posts clicar em – página inicial







1 comentário:

Anónimo disse...

Os catalães Perderam a independência(só)querem recuperá-la.