quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Portagens no IC19? Quero ver!

IC19portagensAgo2011

O governo de Passos Coelho tem coisas engraçadas. Dia sim, dia não, (quando não é em dias seguidos) manda um dos serviçais atirar barro à parede. É para ver se pega, ou seja, para aferir da contestação que uma ideia que lhes germina no profícuo cérebro meditabundo, pode provocar.

Evidentemente, já tem preparados desmentidos se o bruaá for muito intenso.

É o que se passa com a notícia do Jornal de Negócios (JNg), sobre o contrato de concessão entre o Estado e a Estradas de Portugal. O contrato “prevê que a empresa (-) possa passar a cobrar portagens no universo da sua rede de Itinerários Principais (IP) e Itinerários Complementares (IC), que são dotados de características de auto-estrada”.

A notícia diz que “prevê”; faz portanto parte do contrato! O governo vem desmentir que esteja previsto a introdução de portagens nestas vias (o que, aliás, a notícia do JN também diz) e que são especulações jornalísticas. O governo faz um bom esforço para baralhar o que é verdade, e assim permitir nos noticiários da noite “acalmar” o Zé-povinho. Não chega.

Segundo o JNg a possibilidade de portajar estas vias “passa a estar prevista na lei, como fonte de receitas próprias da Estradas de Portugal”. Ou desmentem isto ou mais vale estarem calados, porque o que está em causa é o que a lei permite e não se vão fazer hoje ou depois de amanhã.

Sobre as portagens no IC19 de que já se fala, tinha a sua piada. É a via mais congestionada do país; dá para pôr a Estradas de Portugal a salivar com o negócio (como outros salivam com o negócio do BPN) mas é muita gente, muita classe média baixa, que está a encher a um ritmo que falta pouco para explodir. Portajar o IC19, depois de aumentar o preço dos bilhetes de comboio da Linha de Sintra 25%, é coisa que eu pagava para ver.

Que me lembre, manifestação a sério daquelas que fazem tremer o poder, foi a dos camionistas; querem algo semelhante, com mais gente e mais razão?

Sem comentários: