quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Viagem do Papa a Espanha. Católico planeia atentado contra manifestação.

OrdoPauperum(Spiritus)Ago2011

Cerca de 140 organizações diversas, a maioria laicas, mas algumas também de sectores católicos, manifestam-se agora em Madrid contra o financiamento público da visita do Papa Bento XVI. A despesa ultrapassará 60 milhões de euros (25 milhões directos do governo) quando se acaba de anunciar um corte de 40 milhões na Educação. Também os transportes são gratuitos durante a visita do Papa, quando aumentaram este mês para os madrilenos, (o metro subiu 50%).

A manifestação expressamente anunciada como não sendo contra a religião católica ou a viagem do Papa, pretende protestar contra o financiamento público por parte do Estado não confessional espanhol. A principal palavra de ordem é: “ Dos meus impostos, zero para o Papa”.

Entretanto foi anunciado que foi preso na terça-feira, um jovem (por ser quem é nenhuma notícia o trata por suspeito de terrorismo) natural do México e investigador num Instituto de Química de Madrid. Alegadamente pretendia atentar contra os manifestantes de hoje, usando gases letais (o jornal El País fala em gás Sarin) e outros químicos.

O detido era um dos voluntários das JMJ – Jornadas Mundiais da Juventude (juventude católica, acrescento eu) que recebem a visita do Papa amanhã.

A confirmarem-se as intenções do suspeito, temos mais um exemplo do extremismo religioso católico na Europa. Neste caso, e segundo disseram os investigadores, trata-se de um pateta que andou pelas redes sociais a recrutar apoios para o atentado, mas os patetas não deixam de ser perigosos, como demonstrou o pateta do terrorista norueguês.

Sem comentários: