quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

25 Anos da morte de Zeca Afonso - símbolo da resistência.

oclarinet.blogspot.com


A data de hoje propicia homenagens a José Afonso, são muitas as iniciativas que durante a semana decorrem pelo país. Dentro e fora das datas redondas várias vezes tenho lembrado o Zeca pelo exemplo e pela influência que teve na minha geração.

É com prazer que vemos os jovens de agora interessarem-se pela sua obra, os artistas recriarem a partir do seu génio, os estudiosos debruçarem-se sobre a complexidade do homem e do que construiu.

Uma faceta do Zeca, aquela que ele mais valorizou, continua incómoda e por isso é desvalorizada; José Afonso foi um empenhado militante político e é bom que os mais jovens o saibam. Foi símbolo da resistência ao fascismo e por isso sofreu a perseguição, a cadeia, o desemprego. E foi também o homem que não cedeu a qualquer tipo de poder após o 25 de Abril.

São poucos os registos da sua vida porque o Zeca foi boicotado nas rádios e na televisão antes e depois do 25 de Abril. Fica mal lembrar isto hoje? Acho que não, a história vai ser reescrita várias vezes até que se desvaneça o exemplo do homem solidário com a luta dos trabalhadores, o activista que juntava a sua voz nas manifestações, mesmo sabendo que lhe ia fazer falta a limpidez vocal a seguir, quando lhe pedissem para cantar.

Realcei na ilustração o “Venham Mais Cinco” por ser o último trabalho no tempo da ditadura, acompanhou-nos na última visita que em excursão se fez aos presos políticos em Peniche.

Com a democracia José Afonso esteve sempre com aqueles que mais pediam do processo revolucionário, não se acomodou aos poderes, continuou a lutar.
Foi na militância política que conheci pessoalmente o Zeca, depois quis o acaso que vivêssemos uns tempos na mesma casa e percebi o homem, a impaciência e preocupação com os recuos das transformações que todos achávamos possíveis.

Com o seu desaparecimento o povo perdeu um lutador pelas suas causas, mas o Zeca ganhou novos amigos; no seu funeral a minha companheira chamou-me a atenção para um casal que ia atrás de nós, um ex-presidente da Republica que ele detestava. Depois, muitos que o ostracizavam fizeram-lhe estátuas…

Hoje José Afonso é de todos e todos admiram José Afonso. Mas é bom lembrar que o Zeca fez em vida escolhas, decidiu-se por um lado, esteve sempre com os explorados contra as injustiças sociais e fê-lo não apenas com a sua criatividade artística, mas também estando presente nas lutas, nas associações, na rua.

Um exemplo que se deve lembrar.

(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: