quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Desemprego em 14%, pior que as piores previsões.

Desemprego histórico em Portugal.Fev.2012


O desemprego em Portugal disparou no 4º trimestre de 2011, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), 771 mil desempregados, mais 81,4 mil que no trimestre anterior. Ultrapassa a estimativa do governo inscrita no Orçamento de Estado e da troika.

O ano de 2012 iniciou-se com 14% de desempregados. Recorde-se que a taxa de desemprego prevista pela OCDE para o presente ano foi de 13,8%, enquanto o governo apontou 13,4% e a Comissão Europeia 13,6%. Ainda a procissão vai no adro, (muitas empresas estão e vão fechar em 2012) e já se excederam as estimativas mais pessimistas.

Mas se a taxa de desemprego está pior que as piores previsões, as medidas para garantir o cumprimento do défice para 2012 vão agravar a situação; mais austeridade cortes e impostos são inevitáveis na linha definida pelo governo, certo é que as receitas normais do Estado vão baixar devido à contracção económica e as exportações serão mais dificultadas pelas fracas perspectivas dos nossos parceiros europeus, principalmente a Espanha.

A troika está cá para examinar o cumprimento das suas medidas, e provavelmente das medidas que foram além das suas, e nós estamos cá para examinar os efeitos das medidas da troika e das medidas do governo; nem o governo nem a troika passam no exame. O que está a ser pedido aos portugueses não é um esforço a prazo para a recuperação económica, é a miséria como futuro.

O guia da troika não resultou na Grécia, não está a resultar aqui – é altura de dizer basta!

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)

Sem comentários: