sexta-feira, 29 de junho de 2012

Alemanha perde com a Itália e Merkel com Monti.

Monti bate o pé a Merkel.Jun2012
Ontem foi um dia bom para os italianos, era preciso ganhar à Alemanha e foi o que a Itália conseguiu. De tarde derrotou a equipa de futebol e à noite a chanceler Merkel. Quer numa situação quer noutra não se sabe o resultado final, mas continuam em jogo - no euro do pacto de crescimento e no euro do futebol.

Portugal, pelo contrário, está a banhos psicológicos por causa da bola e sem tratamento visível por causa do euro. A cura era ganhar à Alemanha, no jogo não foi capaz e na política Passos Coelho nem vai a jogo; ou quando vai…é para marcar na própria baliza, o medo do adversário nem o leva aos penaltis.

Os povos latinos têm semelhanças, diz-se, mas notam-se mais as diferenças. Preparar-se mal, deixar andar e contar com a sorte, é apanágio desta gente aqui da ponta da Europa. Morrermos na praia ou nadar na areia é o nosso fado.

E agora? Agora é o costume, nova corrida nova viagem, evocar os heróis com séculos e não mexer uma palha.

É certo que temos uns companheiros de infortúnio na Europa que nos adoptou e tramou, daqueles que vão ao confronto, que partem muito depois e ultrapassam as lesmas nativas. Podíamos pedir-lhes uma boleia, atracar um reboque, mas os nossos timoneiros não encetam viagens sem ir à bruxa.

Deve ser disso, obedecemos à bruxa enquanto Italianos e espanhóis fogem da bruxa.

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)

2 comentários:

Pedro disse...

Nem sei que dizer sobre a demonização da Chanceler Merkel . Odeia-se Merkel, porquê ? Por ser alemã ? Por ser mulher ? Por não dar emprestimo bonificado aos paises do sul ? Quem odeia a Chaceler acredita que o faz por causa das suas politicas mas essa convicção não tem fundamentos legitimos. Merkel é contra Eurobonds.
Mas não só muitos outros alemães o são como holandeses e outros também não abraçam esse projecto.

Na alemanha o abrir da bolsa para paises à beira do precipicio não é popular. Porquê atacar só Merkel ? Merkel é o bode expiatório de uma europa falida. Esta é a realidade. Mario Soares é um bom simbolo daqueles que ritam que a Europa devia ser mais solidária. Soares desloca-se num mercedes de 112 mil euros , do estado. O ex presidente tem reforma milionária. Mas depois ataca Merkel por não ser solidária com os pobrezinhos, Portugal . Porque é que Soares em vez de pregar solidariedade não a pratica e poupa ao estado uns milhares de euros deslocando-se em carro próprio ? Ou porque não lança soares campanha para diminuir reformas chorudas dos politicos portugueses ? Isso é que era ser solidário com quem sofre. Mas atacar o estrangeiro , é que está a dar. O Estado Português tem dividas gigantescas. Soares gasta milhões . Mas depois ataca a alemã por não ser solidária. Não lhe ocorre que a solidariedade começa na nossa casa e até talvez fizesse sentido ele - Soares- gastar menos.

Unknown disse...

Em resposta a este comentário ver:

http://oclarinet.blogspot.pt/2012/07/europa-demonizacao-e-legitimidade-de.html