domingo, 19 de agosto de 2012

Assange. ALBA adverte Inglaterra e OEA convoca reunião.

Alba adverte Reino Unido. Ago2012

 O Equador tinha pedido às organizações regionais americanas; OEA, Alba e Unasur, respostas sobre a questão da concessão de asilo diplomático a Julian Assange e as ameaças do governo britânico de invadir a sua embaixada em Londres.

O conselho permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) reuniu na sexta – feira. Ficou marcada uma reunião extraordinária de todos os ministros dos Negócios Estrangeiros para dia 24 de Agosto. A decisão foi aprovada por todos os 22 países sul-americanos mais o México, 3 votaram contra, os Estados Unidos, o Canadá e Trindade e Tobago; Barbados, Bahamas, Honduras, Jamaica e Panamá abstiveram-se.

A organização de cooperação Alba, que junta oito países, reuniu ontem o seu conselho político e avisou a Inglaterra das “graves consequências” da violação do espaço da embaixada equatoriana.

Em conferência de imprensa a Alba declarou: “Advertimos o governo do Reino Unido acerca das graves consequências, que se desencadeariam no mundo todo, no caso de uma agressão directa à integridade territorial da república irmã do Equador em Londres”. 

Foi ainda informado que têm discutido algumas iniciativas, que não querem tornar públicas mas que serão partilhadas com “governos amigos do continente e do mundo”.

Estranhamente (!?) a comunicação social portuguesa não noticiou nem a decisão da OEA nem a reunião da Alba. Apenas soubemos que os Estados Unidos não reconhecem o asilo diplomático de Assange.

Talvez seja necessário um qualquer grupo punk ir para o Santuário de Fátima cantar as notícias que a liberdade de expressão (à portuguesa) censura.

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)







Sem comentários: