segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cinco heróis cubanos presos nos EUA.

O mês passado os actores Danny Glover e Peter Coyote fizeram este vídeo em solidariedade com os “Cinco Heróis Cubanos” presos nos Estados Unidos.

Cinco patriotas cubanos radicados nos EUA; Gerardo Hernández (de Havana 1965), António Guerrero (Miami 1958), Ramon Labañino (Habana 1963), Fernando Gonzalez (Havana 1963) e René Gonzalez (Chicago 1956),foram detidos pelo FBI em 1998, acusados de atentar contra a segurança dos Estados Unidos. 

Os acusados de conspiração foram condenados, sob a pressão da comunidade anti-castrista de Miami, a pesadas penas. Gerardo a duas (!) prisões perpétuas mais 15 anos; Ramon, perpétua mais 18 anos; Guerrero, perpétua mais 10anos; Fernando, a 19 anos e René a 15 anos.

Que crimes realmente cometeram? Os cinco actuavam infiltrados nas organizações anti-castristas de Miami e com a sua actividade terão impedido ataques terroristas a Cuba.

São por isso considerados heróis em Cuba, e considerados inocentes da acusação “de conspiração para cometer espionagem contra os EUA”, por juristas de vários lados incluindo dos EUA.

“Em Maio de 2005, cinco peritos independentes do Grupo de Trabalho sobre Detenções Arbitrárias da Comissão de Direitos Humanos da ONU, todos renovados juristas de países diferentes (nenhum cubano), após analisar o caso durante dois anos, declararam arbitrária a prisão dos cinco, contrária às convenções de Direitos Humanos das Nações Unidas”.

Três meses depois, juízes dos Estados Unidos concluíram o mesmo que os peritos da ONU e anularam o processo, considerando que tinha havido uma farsa judicial no julgamento dos cinco. O Governo dos EU apelou para a Corte de Apelações de Atlanta que por maioria dos seus três juízes manteve as condenações.

Comit portugus presente no 1 de Maio. Ago.2012 
Há cerca de 300 comités de solidariedade espalhados pelo mundo, que lutam pela libertação dos cinco cubanos.

Solidariedade com os antiterroristas cubanos presos nos EUA. Ago2012

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)   










Sem comentários: