quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Assange. Inglaterra ameaça invadir embaixada do Equador.

Julian Assange asilado politico na embaixada do Equador em Londres.Ago.2012

Em flagrante violação das normas internacionais, a Inglaterra fez “uma ameaça expressa e por escrito”, segundo disse ontem o ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, de “invadir a embaixada do Equador em Londres caso não entreguem Julian Assange”.

O jornalista e fundador do Wikileaks Julian Assange está há sete semanas refugiado na embaixada equatoriana, onde pediu asilo político. Há um pedido de extradição da Suécia ao Reino Unido para Assange responder por um suposto crime sexual. 

Assange teme que uma vez na Suécia os Estados Unidos peçam a sua extradição e o submetam a julgamento por espionagem e desvio de documentos secretos.

Ricardo Patiño realçou na conferência de imprensa, realizada em Quito, que as sedes diplomáticas gozam de imunidade e que seria ilegal invadi-las para prender um asilado político. “Não somos uma colónia britânica, o tempo do colonialismo terminou” disse Patiño, acrescentando “são ameaças impróprias de um país democrático, civilizado e respeitador do direito”.

O ministro equatoriano considerou a iniciativa britânica “um acto hostil” a que o Equador se opõe energicamente; “seria um atentado à nossa soberania que nos obrigaria a responder com a maior contundência diplomática”.

Recorde-se que o ex-juiz espanhol, Baltazar Garzón, é defensor oficial do fundador do Wikileaks e já se encontrou com Julian Assange na embaixada do Equador em Londres. Assange não foi ainda acusado formalmente nem pela Suécia nem pelos EUA.

 Nota: O Equador vai anunciar oficialmente, hoje às 7.00h, (13.00h de Lisboa) que concede asilo político a Julian Assange.

 (Para ver últimos posts clicar em – página inicial)







Sem comentários: