quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Tabaco, fisco perde milhões. Fumar com menos impostos.

oclarinet.blogspot.com - deixar de fumar. Out.2013

O Estado perdeu 4,5 milhões de euros por mês, entre janeiro e agosto deste ano, na receita do imposto sobre o tabaco. Não deixei de fumar, mas sou daqueles que deixou de encher o papo a gulosos - já lá vamos.

As receitas dos impostos mais significativos, IVA, veículos, combustíveis e tabaco, baixaram em relação às do ano passado. O governo enganou-se; a CIP, que dizia que um agravamento dos preços do tabaco renderia 500 milhões de euros, também se enganou, perderam-se até agosto 36 milhões.

Uma análise superficial imputará por inteiro a queda do consumo ao aumento dos preços, mas há outros factores. O jornal Correio da Manhã diz que a Judiciária capturou 18 milhões de cigarros contrabandeados a que corresponderá 3 milhões de euros de impostos, muito mais contrabando não foi apanhado.

Desde que a Tabaqueira é subsidiária da Philip Morris, a habituação dos consumidores pelas marcas americanas cresceu, são elas as mais falsificadas e contrabandeadas. 

O aumento do preço do tabaco levou muitos a deixar de fumar, o que é bom, levou outros a não se iniciarem no vício, o que ainda é melhor. 

Para os fumadores que não vêem razões para deixar o tabaco (e não são ricos), conseguir fumar a preços aceitáveis é um problema. Para fumar com menos impostos voltei a fumar cachimbo.

Em dinheiro, gasto menos de um sexto do que gastava, fumo menos e de forma menos prejudicial para a saúde. O tabaco é comprado fora do país, cá é um abuso de preço. As misturas que preparo desligaram o “vício pela marca de cigarros”, portanto, se um dia quiser deixar de fumar será mais fácil.

O Estado deixou de receber impostos meus sobre o tabaco, não é um caso de retração do consumo nem de fuga aos impostos…será uma fuga aos gulosos.

Post Scriptum: Paz na Síria e normalidade em Chipre, também ajudavam a produção do meu Latakia, um nico em cada cachimbo.

 Post Scriptum

Principal imposto ambiental pago pelas famílias portuguesas é o do tabaco.



Para ver últimos posts clicar em – página inicial










2 comentários:

heitor disse...

Acerca do vício de fumar:
Eu costumo dizer que andei 15 anos a fumar e 15 anos para deixar de fumar Deixava de fumar todos os dias...e recomeçava no dia seguinte:
mas um belo dia ao entrar numa livraria, deparo ante mim com a capa de uma revista semestral das Nações Unidas: MATZINGUIRA onde a imagem de um adolescente com a boca cheia de cigarros me chamou fortemente a atenção...
O texto explicava com detalhe o processo da produção de tabaco no Mundo, salientando claramente que os grandes produtores americanos e ingleses não produzem maiormente nos seus países; exportam, a sua grande produção para paísdes do chamado Terceiro Mundo...
A sua estratégia é simples.começam por assumir o controlo da produção de cereais de um determinado país, e a dado momento exercem pressão ante os produtores de cereais ralentizando a devolção dos pagamentos... ante os problemas dos produtores fácil se torna propor a plantação de tabaco e aliciá-los oom o adiantamento do capital para aprodução de tabaco cujo alto rendimento garantem com o estudo já feito de uma elevada taxa por hectar facil de aceitar...e confirmada no primeiro ano o que leva os produtores a deixarem de produzir alimentos para passarem a produzir tabaco onde ganham mais...
Como que faz a avaliação são as tabaqueiras,,..no primeito ano a produção é classe A tipo virgínia ...e está garantido o rendimento dos agricultores locais..e assim no segundo ano até ao terceiro ano...em que a produção já´não atinge a melhor qualidade...a partir deste momento as tabaqueiras abandonam...e vão para outro país onderecomeçam o ciclo...deixando as terras impróprias para produzir qualquer alimento dado que a acumulação de quimicos DDT e outros venenos na terra pode levar a uma mulher que coma uma alface ali plantada a dar o leite ao filho com tal dose de veneno que pode ser-lhe fatal...estamos assim perante a criação e manutenção de terceiros mundos que no caso roubados da produção de alimentos ficando na dependência da importação e não podendo cultivar as suas terras envenenadas para cultivarem tabaco e com ele darem tabaco e deliciarem os viciados no mundo "desenvolvido" ocdental...
Esta foi a gota d´água que levou de imediato a deixar de fumar...
heitor da silva

Francisco Santos disse...

Heitor o teu raciocino em termos políticos está correto" tambem concordo que o tabaco é um veneno para a saúde,mas a força para o fazer,é um problema, eu já há muitos anos talvez 15 mudei para tabaco puro, era um pouco mais caro,mas como passei a fumar um terço do que fumava,gasto menos, e faz menos mal, mas com estes sacanas têm subido os preços do tabaco de marca, vou ter que começar a ir comprar a Espanha, onde custa metade do preço, e deixo de contribuir para estes governantes fascistas....