segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tiroteio USA. Armas de assalto e juramento de Obama.

Juramento de Obama - com legenda. Jan 2013
 (EUA. Tiroteio no Estado do Novo México: 5 mortos)

É daqueles momentos de televisão. Enquanto Obama prestava juramento para o segundo mandato, na Casa Branca, a RAI News ponha no ar uma notícia de última hora. Um adolescente de 15 anos matou a tiro dois adultos e três crianças. Como noticia hoje a imprensa portuguesa.

Directo USA manif. defensores posse armas de assalto.Jan. 2013

Um “directo” mostrava os adeptos da posse de armas sem restrições, manifestando-se contra Obama e o seu propósito de limitar a venda de alguns tipos de armas. A legenda da notícia de última hora ajusta-se.

A poderosa Associação Nacional de Rifles (NRA) rejeita qualquer alteração ao porte e posse de armas, que vigora desde que George W. Bush pôs fim às proibições adoptadas de 1994 a 2004. 

O Estado de Nova Iorque aprovou na semana passada regras mais rígidas para o porte de arma, semelhantes à proposta de Obama para os 50 Estados americanos, apresentada no mesmo dia. 

A regulamentação nacional tem a oposição do lóbi das armas que tem muita força no Congresso americano, principalmente entre os Republicanos mas também entre Democratas. Mesmo com apoio improvável do Congresso para fazer nova legislação, Obama tem medidas executivas em curso para dificultar a compra de armas por alguns indivíduos. 

Porém, essas medidas e as campanhas de sensibilização e responsabilização serão muito pouco para impedir tiroteios; se não conseguirem impedir a posse e uso indiscriminado, de armas militares de assalto, por civis, numa altura de frequentes massacres de crianças, está em causa o sistema americano.

Que civilização é esta, que se permite dar conselhos a todos os povos do mundo, e não consegue pôr-se de acordo em matérias elementares como o direito à vida e à paz, no interior da própria sociedade.
 Pormenor manif.legenda tiroteio.Jan.2013

Para ver últimos posts clicar em – página inicial










Sem comentários: