sexta-feira, 15 de julho de 2011

Banca passou testes de stress. O meu banco chumbou!

PedrasSalgadasJul2011


Os testes de stress à banca, que servem para calcular a situação dos bancos no caso de as condições financeiras e económicas piorarem, são testes limitados no tempo e nas circunstâncias, as leituras podem ser enganadoras.

Um banco que satisfaça a Autoridade Bancária Europeia, hoje, pode não existir daqui a uns meses, ninguém conhece a amplitude das variações financeiras e económicas, mesmo no curto prazo. O que acontece aos bancos portugueses se a Grécia entrar em bancarrota, sendo a banca nacional a 3º ou 4ª mais exposta à sua dívida? O que acontece se no próximo 2 de Agosto os Estados Unidos forem dados como “incumpridores”?

Estes testes de resistência da banca são para mim secundários. O teste de stress que me interessa é aquele a que a banca me tem sujeito. Podia ampliar, generalizando aos clientes dos bancos, mas nisto cada um tem e não tem razões de queixa. Estou farto de trabalhar para os banqueiros, de ser roubado pela banca, e pelos governos em nome da estabilidade financeira (leia-se, bem-estar dos accionistas dos bancos).

O meu banco não passou no (meu) teste de stress, ou se quiserem – resolvi deixar de andar stressado com o meu banco. Mudar de banco ou até de nacionalidade de banco, vai ser um dos meus trabalhos na semana que vem.

Ainda hoje recebi uma nova tabela de preços dos serviços bancários, com subida actualizada “em face das actuais condições do mercado”. Qual mercado? O mercado das artes gráficas (o meu) aumentou-lhes o preço do fabrico dos livros de cheques? O serviço dos empregados bancários subiu porque estes tiveram aumentos de vencimento? Custos operacionais nada têm a ver com as dificuldades de financiamento ou necessidades de aumento de capital. É o saque aos clientes.

A gota de água foi cobrarem-me uma Comissão de Manutenção de Conta abusiva, e terem alterado o limite mínimo de isenção nos depósitos, que pensava ser 1.500 euros, para 4.000 (!) euros, sem qualquer informação. Confirmei a data no balcão, os bancários foram informados a 1 Junho, eu nunca, e o efeito, retroactivo ao trimestre que acabou nesse mês. Não pode ser, este cliente não aceita.

O que é isto de Comissão de Manutenção, numa conta de microempresa de saldo médio inferior a 4.000 euros? Um pequeno negócio ou um trabalhador freelancer tem de ter parado esse “dinheirão”, quando com o seu movimento pode criar mais-valias? A banca lucra milhões com as Comissões de Manutenção de Conta. Reduzir o número de contas bancárias ao essencial, e comparar os custos no mercado bancário, é a única maneira de não ser (tão) enganado.

Sem comentários: