quarta-feira, 20 de julho de 2011

Compra do BPN. Montepio e BIC nos saldos.

BPNJul2011
                                        in Expresso Janeiro 2011


A história do BPN ainda está longe de ter sido contada. A roubalheira custou mais de 4,8 mil milhões de euros, os contribuintes já pagaram uma parte no orçamento de 2010 e não se sabe se fica por aqui. Neste momento a dúvida é quanto vai custar aos compradores, – e se vão sobrar mais pagamentos para os contribuintes – depois de anos com notícias no sentido de desvalorizar o valor do banco.

É um negócio de leilão mais ou menos combinado, em que uns fingem que vão e desistem e quem se chega à frente, espera pelos últimos minutos para apresentar as propostas. Clássico.

O presidente do BIC Portugal, Mira Amaral, diz que apresentaram uma proposta que acham ser o valor real do banco. Estou curioso em conhecer o valor. Estes negócios de ocasião, como as próximas privatizações, são de alto rendimento para quem compra, e uma tentação para as negociatas. A “Associação Transparência e Integridade” chamou a própria troika à atenção para as possíveis situações de favor nas privatizações. É muito duvidoso que estejam acautelados os interesses do Estado.

É interessante verificar que o banco em cuja fraude estiveram envolvidos vários governantes de Cavaco Silva, e onde o próprio Cavaco se viu atingido, tenha como comprador um outro banco onde um seu ex-ministro (de todos os seus governos) é presidente executivo. Coincidências. Aguardemos pelo fim do mês, altura da decisão do vendedor (o Estado), para verificar o que sucede com a compra do BPN. Será a altura para juntar o muito que se tem dito, também por mim, a última vez aqui.http://oclarinet.blogspot.com/search/label/Oliveira%20e%20Costa

Sem comentários: