quarta-feira, 13 de julho de 2011

Irlanda no lixo. "Desvio colossal" de Passos Coelho.

IrlandaLixoJul2011


A zona euro está em pânico, nas televisões da Europa aproveita-se o horário nobre para debater a situação, por cá continua a política do entretenimento e do entretenimento em política.

Passos Coelho lançou sob a forma de fuga do Conselho Nacional do PSD, mais um rumor de que há um colossal desvio das contas públicas; “conta” auditada pela troika. Está a dar mais uma razão às agências de rating para baixar a notação portuguesa, de lixo, para lixo mal cheiroso. Estará também a preparar aqueles que pensa serem uns papa-açordas, para lhes ir mais ao bolso sem que refilem (muito).

A realidade é que a Irlanda está a fazer tudo “bem feito” (segundo a troika) para se credibilizar, está a seguir o guião, e o resultado é que também foi parar ao lixo. Como vão convencer alguém a ser certinho como a Irlanda? Como vão persuadir os portugueses de que basta a austeridade para “ir aos mercados mais cedo”? Com a infantilidade da herança do governo anterior? Isso não pega nem para consumo interno.

O que se passa na Europa e no mundo é do conhecimento público, por lá nenhum português esteve a governar, o que se vê é a soberania de alguns países a capitular perante a banca e os especuladores.

Na Itália o ministro Giulio Trimonti vai apresentar até ao fim-de-semana um novo plano da velha receita, “gastos públicos/ impostos/ privatizações”. Por cá impostos e privatizações já vimos, e sabemos que vamos ver mais; - gastos públicos, nada. Até se percebe, impostos é fácil, privatizações já estavam combinadas com os amigos e a Igreja. Para mexer nos gastos públicos é preciso estudar, estudar muito, não vá haver erros de análise por falta de estudo, como ditava o nosso estudioso presidente.

Sem comentários: