sexta-feira, 23 de março de 2012

Al-Qaeda na campanha presidencial de Sarkozy.

França.Març2012

Mohamed Merah, o jihadista islâmico abatido pelas autoridades francesas, deu oportunidade, com os seus actos fanáticos, para que Nicolás Sarkozy tire partido da crise de violência em tempo de campanha eleitoral. A primeira consequência política é a subida nas sondagens de Sarkozy que voltou ao discurso do “presidente protector” dos franceses.

Os radicais islâmicos, usados por países ocidentais nas alterações políticas iniciadas pela “Primavera Árabe”, apoiados entre outros pela França no Norte de África e no Médio Oriente, particularmente na Líbia e na Síria, mas também no Egipto, têm no seu seio elementos que nunca esconderam o desejo de atacar a Europa. São diversas “famílias” em grupos dispersos saídos dos grandes movimentos fundamentalistas que agora disputam eleições nos países árabes, unifica-as a aceitação dos princípios da Al-Qaeda.

As aventuras no Afeganistão e na Líbia, como antes no Iraque, no fundo as alterações geoestratégicas promovidas pelo ocidente nos países do petróleo, ou que são ameaças a Israel, criaram condições para o aumento do jihadismo; do recrutamento, do treino e financiamento.

A adesão à rede difusa e descentralizada da Al-Qaeda de jovens europeus é conhecida das autoridades. A Reuters cita fontes dos serviços secretos franceses de que se sabe de cerca de 30 cidadãos franceses treinados pelos talibãs. Merah era um deles, detido em 2007 em Kandahar por fabrico de engenhos explosivos; fugiu com centenas de talibãs da prisão no Afeganistão, voltou ao Paquistão em 2010 e 2011. Mohamed Merah fazia parte da No-Fly List do FBI.

Não se sabe, por enquanto, se houve razões políticas para não apanharem vivo o atirador de Toulouse, (salta desarmado da varanda e com um polícia junto a ele - vídeo Youtube) mas sabe-se que a tese do “lobo solitário” não se enquadra no tipo de organização por células dos aderentes à Al-Qaeda.

A operação policial rende eleitoralmente, o inimigo que “está entre nós” e aparenta ser um vulgar cidadão (o que é falso) rende quando se defende o extremismo anti-emigrante. Sarkozy que nem tinha feito “uma chamada do Eliseu” para as famílias dos pára-quedistas assassinados, (sabe-se agora, por Merah) viu nos últimos acontecimentos uma oportunidade de surgir como pacificador da pátria, afirmando as ideias securitárias da direita xenófoba.

Assim, depois de Sarkozy perder o Senado para a esquerda, de ver François Hollande como o mais provável vencedor das presidenciais, uma acção da Al-Qaeda ameaça influenciar decisivamente o futuro da França e da Europa. Eis um terreno fértil para as teorias da conspiração.

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)

1 comentário:

francisco c santos disse...

acontecimentos destes, são as sementes que Sarkozy , semeou ao apoiar elementos da AL-Qaeda, na Líbia e Síria e noutros países ....