segunda-feira, 26 de março de 2012

Andaluzia e Astúrias - Reflexos das reformas de Rajoy.

Andaluzia ElPaís Març.2012
Asturias El País Març.2012

Contra a maioria das previsões, o PSOE mantém o governo da Andaluzia e ganha nas Astúrias. As medidas de austeridade de Mariano Rajoy já fazem estragos no eleitorado do Partido Popular (PP). O PSOE sobe 3 pontos nas duas regiões em relação às eleições gerais de 20 de Novembro. A Esquerda Unida (IU) tem mais um deputado nas Astúrias (5) e duplica (para doze) na Andaluzia.

Nas Astúrias, apesar da vitória do PSOE, a direita pode governar caso o actual presidente da comunidade autónoma e dissidente do PP, Francisco Alvarez Cascos, faça um acordo com o PP, algo que os observadores acham difícil depois das desavenças entre eles.

Na Andaluzia o PP ficou longe da maioria (40,66%) pelo que José António Griñan do PSOE (39,52%) continuará na presidência com apoio da Esquerda Unida. A IU subiu imenso para perto dos 12% e 12 deputados.

Três meses após a vitória de Mariano Rajoy nas eleições gerais, perdeu na Andaluzia cerca de meio milhão de votos. Apesar de Rajoy dizer a partir de Seul, que “a sua política não pagou a factura nas urnas”, não há outra explicação para a esquerda resistir na Andaluzia.

O PSOE estava em declínio em todo o Estado Espanhol e a braços com casos de corrupção na Andaluzia; só as reformas neoliberais já em prática e outras que ficaram de ser anunciadas hoje (depois das eleições) justificam os resultados desastrosos para o PP.

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)

Sem comentários: