sábado, 10 de março de 2012

Nova lei do governo para lares. Velhos aos montes.

Ministro da caridade,Març.2012 

O ministro do CDS para a caridade, anunciou em nome do governo que vai haver mais 10.000 vagas em lares de idosos. Não vai haver mais construção de estruturas, os dez mil novos lugares significam amontoar os idosos nas mesmas instalações, que em principio seguiam as normas reguladoras das condições de funcionamento dos lares.

As normas estavam mal feitas? As normas exageravam nas condições de instalação? Alteraram-se os objectivos dos lares? Não há duas respostas, ou o governo justifica a medida com pareceres técnicos que invalidem a lei anterior, ou estamos perante a destruição das condições biopsicossociais das pessoas idosas que vivem em lares.

As normas existentes justificavam-se na própria legislação que o governo agora altera, em proporcionar “uma qualidade de vida que compatibilize a vivência em comum com o respeito pela individualidade e privacidade de cada idoso”. Os lares ou servem para “estabilizar ou retardar o processo de envelhecimento” ou são depósitos de seres humanos que quanto piores condições tiverem, mais rapidamente a sociedade se vê livre deles.

Não é preciso ser especialista na matéria para perceber que o conforto e humanização dos lares dependem em muito do número de utentes por instalação e serviços prestados.

Com a sociedade a envelhecer, (teremos cada vez mais idosos), é altura de saber se queremos passar os últimos tempos da vida em camaratas onde juntando mais um bocadinho as camas cabe sempre mais um.

Os deputados, os cidadãos com familiares em lares e os futuros velhos não podem ficar indiferentes. Estas medidas do governo demonstram insensibilidade social e a coragem do costume em atacar os que menos capacidades têm de lutar pelos seus direitos.
Cobardes!

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)

3 comentários:

Anónimo disse...

nao falem do que nao sabem... pois as leis sobre lares nao fazem sentido nenhum e qem esta de fora nao percebe absolutamente nada sobre esta matéria.. e os lares pequenos e com condiçoes? onde teem lotação maxima de 12 pessoas esses nao podem funcionar? mas as exigencias sao tantas... sao coisas que nao fazem sentido.. e dp qem paga as mensalidades com tanta exigencia? nem todos os idosos recebem refomas milionarias

Unknown disse...

As leis não fazem sentido? Quais delas? Ou será que não são necessários regulamentos?

Era bonito, mesmo com leis, há lares que são uma vergonha, deviam estar encerrados e continuam abertos.

Não é preciso, ao contrário do que diz, estar lá dentro para ver (a olho nu) que há bons lares e outros que são uma miséria, até geridos pela mesma entidade. Eu conheço vários e o que dizem os idosos que lá estão.

A exigência é para os utentes terem uma vida adequada às suas necessidades, não são necessárias reformas milionárias para pagar estadias com dignidade, a não ser nos casos em que os donos e gestores dos lares querem viver à grande – à custa dos idosos e das suas famílias.

francisco c santos disse...

A lei, tem regras, que obriga a condições, quer de higiene, quer de condições, como é sabido há muitos que as não têm como todos sabemos, isto não pode ser mais um negócio para alguns encherem os bolsos, como já há muito tem acontecido, em qualquer barraca se monta um lar, pelo que tenho conhecimento, muitos dos lares levam 1000 e tal € de mesada, e então os idosos que recebem 200 € de reforma para onde vão ????