sábado, 31 de março de 2012

Dia da Terra. Rabinos apoiam protestos palestinos.

Bandeira palestina afixada no Muro.Març.2012

O Dia da Terra, celebrado pela minoria árabe de Israel todos os anos a 30 de Março, recorda a morte, pelas forças de segurança israelita, de seis pessoas da sua comunidade aquando das manifestações, em 1976, contra a confiscação de terras na Galileia do Norte.

No Dia da Terra os palestinianos reafirmam o seu direito à terra que lhes foi espoliada e homenageiam as vítimas da repressão. (clicar texto a cor)

Ontem, mais um jovem foi morto; Mamoud Zaqut, de 20 anos, foi vítima dos disparos israelitas que fizeram mais 37 feridos, próximo de Beit Hanun no norte da Faixa de Gaza. As agências noticiosas registam mais 40 feridos na Cisjordânia ocupada e prisões em Jerusalém Oriental.

Manifestações de solidariedade com o povo da Palestina foram realizadas por todo o mundo árabe e apoiantes provenientes de vários países convergiram para as manifestações palestinas.

Rabinos apoiam povo palestino. Dentre eles, saliente-se a singular presença de rabinos judeus que afirmaram que “o judaísmo ordena liberdade total, incluindo dos palestinos em Jerusalém”. “Estamos aqui para nos unirmos pela marcha global por Jerusalém” disse um dos rabinos que se juntou aos protestos “isto não é judaísmo é uma catástrofe”

Judaísmo rejeita Sionismo. “A religião judia não aceita de forma nenhuma a insistência do Estado de Israel na ocupação e repressão do povo palestino. Isto é contra a Tora, estamos contra o que se ensina aos judeus. Estamos com a verdadeira Tora”. Afirmou um rabino – muitos mais rabinos não pensam assim e também por isso continuam a expulsão de árabes das suas terras, as demolições das suas habitações e a construção de colonatos israelitas, com a protecção da América de Obama e o silêncio cúmplice do mundo dito civilizado.

(Citações e imagens a partir do programa “Dossier” 30/3/2012 - teleSUR)

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)

Sem comentários: