sábado, 19 de maio de 2012

Miguel Relvas pede desculpa ao Público. Isso basta?

Miguel Relvas ameaça jornalista. Mai 2012

A direcção do jornal Público expõe os factos relatados pelo Conselho de Redacção sobre as pressões/ameaças do ministro Miguel Relvas; informa os leitores de que apresentou um protesto na sexta-feira e que recebeu um pedido de desculpas do ministro.

Isso basta? O “Público” pode entender suficiente, até a jornalista ameaçada poderia achar suficiente, mas, e a opinião pública e o país político?

O Sindicato dos Jornalistas vai pedir a intervenção da Entidade Reguladora para a Comunicação Social e da Comissão de Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República. Isso basta?

Que Miguel Relvas tenha ameaçado o jornal Público de “blackout” do governo ao jornal, (ou manda no governo ou é a posição do governo) coisa ao nível das zangas dos clubes da bola com os jornalistas, não é de um governo de gente adulta, mas paciência.

Agora que tenha ameaçado “publicar na Internet dados da vida privada” duma jornalista do Público, fia mais fino. Não se entende que o advogado do jornal não tenha visto qualquer ilegalidade, o direito fundamental ao respeito pela vida privada é expressamente consagrado na Constituição. E como ia publicar na Internet, como ministro, como anónimo ou através das secretas? E como é que um ministro dos Assuntos Paramentares possui “dados da vida privada” duma jornalista?

Parece-me que um pedido de desculpas não basta, em Inglaterra já tinha saído da vida política. A imprensa em Portugal é muito estranha, até quando o assunto a envolve directamente.

Post Scriptum: O Sindicato dos Jornalistas diz que a confirmarem-se as acusações, o ministro deixará de ter condições para manter-se no governo.
Concordo - demissão!

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)

3 comentários:

CLV disse...

Relvas? Não será excessivo? Ervas -ou ervas daninhas - ficava-lhes mais a calhar.CLV

Pedro Godinho disse...

Relvas terá estagiado na Stasi?
https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=335147509890391&id=100001854342733

E lembram-se quando o laranjal acusava o roseiral socratista de mentir relativamente a tentar pressionar e coagir a comunicação social? Não foi assim à tanto tempo:
"A presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, acusou hoje o primeiro-ministro, José Sócrates, de estar a mentir ao negar que tenha havido uma tentativa sua ou do seu Governo de intervir na comunicação social."
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/ferreira-leite-acusa-socrates-de-mentir-ao-negar-tentativa-de-intervir-nos-media_1423382

Pedro Godinho disse...

Pacheco Pereira, militante do PSD, dixit:

Há três formas de mentir: a mentira pura, a ocultação da verdade e a sugestão da falsidade.
Analisando as declarações feitas não tenho qualquer dúvida que o ministro José Relvas mentiu das três maneiras.

(Quadratura do Círculo, 31 Maio 2012)

https://www.facebook.com/#!/permalink.php?story_fbid=342191155852693&id=100001854342733