domingo, 20 de maio de 2012

Saída da Grécia do euro é inevitável, diz Nobel.

Grécia e Zona Euro. Mai2012

Paul Krugman, Nobel de Economia diz que saída da Grécia do euro é inevitável. Entretanto na reunião do G8 todos se mostraram “esperançados” de que a Grécia permaneça no euro.

Da convicção de Hollande à confusão de Merkel, que diz que a “consolidação orçamental e o crescimento são duas faces da mesma moeda”, não produziram (que se saiba) qualquer medida concreta; esperança é muito pouco, este tipo de discursos não mudam o curso dos acontecimentos.

Krugman diz em entrevista ao Der Spiegel não haver alternativa, “todas as soluções que se discutem não servem para remediar o desastre”. O economista aponta como única solução “ a intervenção do Banco Central Europeu (BCE), através da injecção de liquidez”. Não só para a Grécia como para as situações que vivem a Itália e a Espanha.

Importante é a tendência interna alemã, sobre a consolidação do valor das forças políticas nas escolhas do eleitorado. Será o próximo assunto a acompanhar pois irá ter mais reflexos na política europeia que prédicas de circunstância.

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)

Sem comentários: