quinta-feira, 12 de julho de 2012

Professores. Manifestação contra o desemprego.

oclarinet - Professores  Rossio 12 Julho.Jul.2012
Professores manifestam-se hoje em Lisboa, (15horas – Rossio) contra a extinção de 25 mil horários. 

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) deu há dois dias uma conferência de imprensa, (ver AQUI) onde disse prever que “no próximo ano lectivo, fiquem sem trabalho entre 15 a 20 mil contratados e cerca de oito mil docentes dos quadros”.

Manuel Pereira, presidente da Associação dos Dirigentes Escolares, disse ao jornal Público que a situação é aflitiva; “este ano, em cada agrupamento são dezenas e dezenas de horários zero, de pessoas com muitos anos de carreira, com uma vida estável numa escola, e que de um dia para o outro se apercebem de que têm de ir a concurso por falta de componente lectiva”.

Tanto Manuel Pereira como o dirigente sindical Mário Nogueira afirmam que a situação de desânimo e medo do futuro que se vive nas escolas, não contribuem para a mobilização de protestos.

É uma situação que merece estudo, coisa que os professores estão habituados a fazer e promover. Como é que mobilizavam 100 mil contra Maria de Lourdes Rodrigues e agora têm dificuldade em juntar os professores para reclamar pelo direito ao trabalho?

O que o anterior governo fez aos professores não é um avo do que o governo de Vítor Gaspar, Passos Coelho, Paulo Portas e Nuno Crato está a fazer. 

É ou não é?

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)

1 comentário:

Anónimo disse...

Mesquita, a questão que levantas é pertinente. Lembro-me bem da aliança da direita com BE e PCP contra a ex-ministra que na rua quase deitaram o governo PS abaixo. Agora em que o seu trabalho está de facto em causa não se mobilizam? As figuras que a esquerda fez e faz.
C.G.