quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Colômbia. FARC e governo iniciam diálogo para a paz.

FARC anunciam inicio de ciclo para a paz na colombia.Set.2012

Terão início na Noruega, na primeira quinzena de Outubro, as conversações para a paz entre o governo da Colômbia e a oposição armada da FARC-EP (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo).

O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente da Colômbia Juan Manuel Santos, e pelas FARC em conferência de imprensa, onde foi exibido um vídeo do líder da guerrilha Rodrigo Londoño Echeverri (Timochenko), transmitido pelo canal de televisão Telesur.

O diálogo para a paz na Colômbia, que agora principia, resulta da iniciativa do comandante máximo das FARC, que no início deste ano enviou uma carta ao presidente da Colômbia a convidá-lo para a “mesa de negociações”. Em Abril foram libertados 10 reféns (polícias e militares) pelas FARC o que foi reconhecido por Santos como um gesto de boa vontade e um passo para esse diálogo.

Sob o auspício da Noruega e de Cuba e com o acompanhamento da Venezuela, realizou-se de 23 de Fevereiro a 26 de Agosto, em Havana (Cuba), o “Encontro Exploratório” das delegações do governo e das FARC. Resultou do encontro o documento “Acordo geral para o fim do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura”(*) assinado pelas partes.

Rodrigo Londoño, conhecido por Timochenko e também por Timoleón Jiménez, é o líder máximo das FARC desde a morte em combate de Alfonso Cano, em Novembro de 2011 (ver aqui). Alfonso Cano, que tinha sucedido ao fundador das FARC, Manuel Marulanda Veléz, falecido em 2008 de morte natural, já tinha realizado negociações (goradas) com o ex-presidente César Gaveria.

Artigos Telesur: Juan Manuel Santos confirma acordoCuba tem compromisso históricoNoruega expressa vontade de ajudar - Líder das FARC afirma que outra Colômbia é possível. Comandante Timochenko do Secretariado do Estado-Maior das FARC - EP.Set.2012

(*) Acuerdo General para la terminación del conflito y la construción de una paz estable y duradera. (AQUI)

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial) 









Sem comentários: