domingo, 14 de outubro de 2012

Pesto com amêndoas para congelar.

Folhas de manjericao. Out.2012

O molho Pesto é tradicionalmente feito com manjericão, alho, sal, azeite, queijo parmesão e pinhões. Cá faz-se com o que temos e não temos pinheiros mansos, (mesmo o pinhal de pinheiros bravos voltou a arder este ano). Como tenho algumas avelãs e amêndoas, já antes tinha experimentado substituir os pinhões por avelãs e agora fiz com amêndoas; funciona.
   Apanha do majericao.Out.2012
Tenho alguns pés de manjericão em vaso que vamos utilizando, ressemeei as sementes que deram e passados quinze dias retirei as plantas antigas. Com elas fiz algum Pesto para congelar.

   Preparar as amendoas. Out.2012Juntar alho.Out.2012            
 
Os ingredientes poderiam ser esmagados num almofariz, mas com amêndoas e para congelar, tritura-se. O azeite junto “a olho” e não leva queijo (juntam depois no prato). Querendo tirar a pele às amêndoas (não tiro) deixam-se por 5 minutos em água quente e esfrega-se com um pano. Sal a gosto.
 
 Depois de moer preparar para congelar. Out.2012Cortar depois de congelado e guardar.Out.2012










Para congelar, em vez de deitar o molho em cuvetes (passagem de odores no congelador) vão em caixas fechadas com aproximadamente um centímetro de altura de Pesto. Corta-se facilmente com uma faca depois de congelado e guardam-se os “cubos” novamente no congelador, em sacos, de onde se vão tirando os necessários e guardando o resto.

E ora, buon appetito.


(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)
















1 comentário:

Anónimo disse...

Podias abrir uma secção de culinária. Com os tempos que aí vêm, ou talvez não, seria bom haver umas dicas para se poupar. No entanto ao preço que estão os pinhões talvez saia mais barato comprar o pesto em latinhas...Abraço. CG