quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A BD de luto. Morreu Carlo Peroni, o pai do Calimero.

  Um dos anúncios ao detergente AVA.



O mundo da BD está de luto. Morreu Carlo Peroli co-criador em 1963 do Calimero, “Il pulcino piccolo e nero” inicialmente uma personagem de um anúncio do detergente AVA.

“Ma é un´ingiustizia” – dito por Calimero em voz piegas mas ternurenta de criança, ficou no ouvido de muitas gerações. Calimero, o pintainho preto com chapéu da casca de ovo é a sua criação mais conhecida. Outras personagens passaram por Carlo Peroli, como; Draghiottino, Slurp, Flarp, Lumack, Zikko, Gianconiglio, Trick, Doc Horry, Nerofumo, Nostradamus Júnior, Paciocco, ou o Inspector Perogatt. Aliás Carlo Peroli assinava com o pseudómono Perogatt.

Peroli nasceu em 1929 em Sanigalla (Ancona). A sua carreira na imprensa iniciou-se em 1948 com a colaboração no “Il Giornalino”. Prosseguiu por diversas publicações, italianas e estrangeiras, do “Corriere dei Piccoli” ao “Bild Zeitung”. Trabalhou na RAI e com diversas produtoras, deu origem a muitas séries de desenhos animados que passaram na nossa televisão.

Após ter recebido vários prémios de carreira pelo reconhecimento de seu trabalho, morreu ontem, aos 82 anos, em Guanzate perto de Como. A família deixou no Facebook a mensagem «Non há sofferto, è volato via in un attimo breve come il battito d`ali d`una farfalla che vola sorridente verso un luogo felice»

Sem dúvida, Carlo Peroni deixou este lugar em que estamos mais feliz, merece partir como o bater das asas de uma borboleta.

(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

1 comentário:

Anónimo disse...

"It's an inustice it is!!!...Just because I'm little!!!"

quem nãos e lembra desse amoroso personagem :-) ...ainda poje e por brincadeira por vezes digo isso aos meus filhos mais novos quando eles se qiexma da sinjustiças das tarefas escolares ou familiares...

Uma deus ternurento a ti Calimero da minha infância.

Paulo Mesquita