segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Moody´s desacredita Cimeira Europeia.

Moody´s Cimeira Europeia


As bolsas caiem e os juros da divida soberana de Portugal, Espanha, Itália e Grécia sobem em todos os prazos. São as notícias, após o comunicado de hoje da Moody´s.

A nota da agência Moody´s parte da análise da Cimeira Europeia de há três dias atrás, considerando que a situação na Zona Euro não se alterou. “As medidas anunciadas não mudam a análise anterior (de Novembro) de que a crise está num estádio critico e volátil, com os mercados da divida soberana e da divida dos bancos predispostos para uma desarticulação aguda que os decisores políticos verificarão cada vez mais difícil de conter”.

Diz ainda que “as medidas anunciadas reflectem uma tensão contínua entre o reconhecimento por parte dos líderes das necessidades de mais apoio para os países fracos em termos orçamentais e uma posição significativa dentro dos países mais fortes para dar esse passo”.

“A ausência de medidas para estabilizar os mercados a curto prazo significa que a zona euro, a União Europeia de forma geral, continuam sujeitas a novos choques e a coesão de Zona Euro permanece sob ameaça persistente”.

Sendo assim, por causa da “ausência continuada de medidas de política decisivas” a Moody´s vai rever o rating dos países da Zona Euro e da União Europeia, no primeiro trimestre de 2012.

Pronto! A “Cimeira Para Convencer Os Mercados” foi um flop! A Moody´s desacredita a Cimeira Europeia e os comentadores que embandeiraram em arco nas televisões e nos jornais, após a pífia reunião, estão em parte incerta. Nem o agente José Gomes Ferreira aparece para minimizar o frangalho.

Como por aqui nunca houve esperanças nesta Cimeira e o problema é de política asinina, resta-me fazer um apelo à Moody´s:
- Ó Moody´s, aguenta aí os cavalos mais um bocadinho, enquanto se mudam as Mulas, lá para o primeiro trimestre vai-se um da parelha e a outra fica à nora.

(Os burros que têm seguido a carroça é que não conseguimos ver-nos livres deles, quem os pariu ainda não deixa).

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)

Sem comentários: