quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Napolitano e Monti na ópera. Ver ou ser visto.

1ª Pag.Il Giornale 8 Dez 2011


O matutino de Milão Il Giornale (de hoje) titula em primeira página: “Sacrifícios sim, mas não para todos. A crise é vivida de smoking e jóias”. Na foto o presidente Giorgio Napolitano e o primeiro-ministro inventado (super) Mário Monti, e suas famílias.

Diz o jornal que “para Napolitano a crise é dramática, para Monti os salários do Estado estão em risco; mas como estamos em Itália, a situação, como sempre, é grave mas não séria. Os dois assistiram ao “D.Giovanni” no camarote presidencial (do Scalla). Apesar das condições impostas pela nova situação, em público passa a ostentação (…) Nem a primeira-dama renuncia à alta-costura”.

O Il Giornale devia compreender que “gente fina é outra coisa”, mas há de facto uma contradição entre a imagem passada pelas lágrimas da ministra do Trabalho Elsa Fornero, quando apresentou as penalizações das pensões, e o exibicionismo das jóias dos governantes. Dir-se-á que a critica é um exagero mas a imagem em tempos de austeridade conta bastante.

Que o diga o nosso “ministro da Caridade” que não resistiu a trocar a Vespa por um Audi de 86 mil euros. Lá, como cá, quando não se sabe andar cai-se da Lambretta. Dramma giocoso? Opera buffa? Chamem-lhe o que quiserem, já não é Intermezzi.

(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: