quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O fim da União Europeia, efemérides e coincidências.

Bandeira Europeia


Neste dia nasceram Diego de Rivera (homenageado pelo Google) e Jim Morrison. Nasceu também a Bandeira Europeia, que era em 1955 do Conselho Europeu. Foi adoptada por treze países mas tem doze estrelas por causa do azar. Depois, em 1986, quis a sorte que a Comunidade Europeia a fizesse sua.

Hoje, 56 anos depois das concêntricas estrelas terem ido brilhar no azul do planeta europeu, o céu está pouco luminoso. Diz-se até que começa hoje o rasgar definitivo da bandeira. Sarkozy é mais destrutivo e fala em explosão. Deve-se dar ouvidos a Sarkozy, ele e a amiga das diversões pirotécnicas têm sido vistos a brincar com detonadores. Logo se vê, o mais tardar amanhã.

Nisto das efemérides entendo melhor evocar a data em que se acaba em vez do nascimento. Ao princípio, como diz um amigo meu, não passamos dum tubo digestivo com uma corneta na ponta, a imagem não é de grande rigor científico mas alegra dias cinzentos como o de hoje.

De alguns desaparecidos podemos dizer que são estrelas da nossa bandeira, como John Lennon que nos deixou em 1980 ou António Carlos Jobim em 1994.

Como ainda não sabemos se por estes dias surge mais uma razão para futura efeméride, o fim da União Europeia, ouçamos WAVE de Jobim. Sobre a EU e o Euro “vou lhe contar”…


(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: