segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

França. Villepin anuncia candidatura ao Eliseu.

Dominique Villepin Dez 2011


Dominique de Villepin é candidato às eleições presidenciais francesas dividindo assim o eleitorado conservador. Villepin, membro do partido de Sarkozy, anunciou a candidatura ao Eliseu, favorecendo desde já François Hollande, o candidato melhor colocado para derrotar Nicolas Sarkozy.

A surpreendente candidatura de Villepin, que afirmou na apresentação estar inquieto por ver “a França ser humilhada pela lei dos mercados, que impõem mais e mais austeridade”, tem na soberania a causa que o levou entrar na corrida presidencial. Villepin afirmou; “hoje a soberania escapa-nos das mãos em grande parte. Alinhamos com interesses que não são os da França. Penso que é necessário mais coragem”.

Uma sondagem deste fim-de-semana dava Francois Hollande (socialista) à frente nas intenções de voto com 31,5%, seguido de Sarkozy com 26%. A seguir, Marine Le Pen (Frente Nacional) 13,5 e o centrista Francois Bayrou com 13%. Depois vêm Jean Luc Milenchou (Frente de Esquerda) com 6,5% e Eva Joly dos Verdes com 4,5%. Para a segunda volta Francois Hollande venceria Nicolas Sarcozy por 57% contra 43%.

Não se sabe se a candidatura de Dominique de Villepin alterará muito os números, (não era antes do anuncio um nome desejado pelo UMF) mas tem o seu próprio eleitorado. É para já mais um indicador que vão haver alterações na política francesa e por arrasto na política da União Europeia. A seguir.

(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: