quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Alternativas na Europa. François Hollande pode derrotar Sarkozy.

François Hollande Out2011

(Actualização das presidenciais francesas AQUI)

Devemos estar atentos às modificações políticas nos países que compõem a União Europeia, em particular aqueles que ilegitimamente se autopromoveram a líderes da Europa. A França de Sarkozy aparenta ter os dias contados, François Hollande derrotará Sarkozy segundo o primeiro estudo de opinião, (após a designação de Hollande) o que não é indiferente para os países do euro e para o mundo.

François Hollande recém-eleito representante do Partido Socialista francês na corrida presidencial de 2012 venceria Sarkozy na primeira volta das eleições, segundo uma sondagem do Instituto CSA (Conseil Supérieur de l´Audiovisuel).

A sondagem deu; François Hollande (Partido Socialista – centro esquerda) 35%, Nicolas Sarkozy (UMF – União para um Movimento Popular, direita) 25%, Marine Le Pen (Frente Popular, extrema-direita) 16%, François Bayrou (UDF – União para a Democracia Francesa, centro direita) 9%, Jean-Luc Mélenchon (PG – Partido da Esquerda, esquerda) 5% e Eva Joly (Europa-Ecologia, verdes) 3%, outros, abaixo de 2%.

Para uma segunda volta nas presidenciais, entre Hollande e Sarkozy, a sondagem do CSA indica uma vantagem do candidato socialista de 62% contra 38% do actual presidente.

O resultado de Hollande na primeira volta ultrapassa os 33% (em Março) de Dominique Strauss-Kahn suposto candidato socialista, afastado pelo escândalo sexual em que esteve (ou foi) envolvido. Significa que as opções nas primárias socialistas, tendo em conta o objectivo de derrubar a direita foram acertadas.

A escolha de François Hollande na segunda volta das primárias socialistas, teve em conta encontrar o candidato melhor posicionado para conquistar os votos ao centro (também lá decidem quem vence). Hollande ganhou por 56,55 contra 43.5% de Martine Aubry, primeira secretária do PS, filha do ex-presidente da União Europeia Jacques Delors, ex-ministra do trabalho e numero dois do governo do “trotskista” (entrista) Lionel Jospin.

Hollande teve o apoio dos candidatos derrotados na primeira volta, Ségolène Royal, Manuel Valls, Jean-Michel Baylet, do lado “centrista” do PS, e fundamentalmente de Arnaud Montebourg cujas propostas mais à esquerda valeram 17% na primeira volta das primárias. A atitude de Montebourg consegue a unidade do PS, dos sectores mais à esquerda aos sociais-liberais. Como ele disse, “quero que a esquerda ganhe e derrote Nicolas Sarkozy”.

As eleições primárias do Partido Socialista abertas aos eleitores de esquerda; (diziam que eram de esquerda e pagavam um euro) transformaram os 218 mil filiados em mais de 2 milhões de votantes. Talvez um dia isso aconteça por cá.

(Para ler últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: