sábado, 22 de outubro de 2011

Kadhafi já foi autopsiado e por duas vezes.

Kadhafi saiu da fotografia Out2011


Kadhafi não vai ser autopsiado, diz o Conselho Nacional de transição em Misrata, através do seu porta-voz Fathi Bachagha, segundo a AFP.

Há dois dias a Euronews e outros meios de comunicação deram a seguinte notícia “ o numero dois do CNT, Muammar Jibril, também visitou o local onde está depositado o cadáver e declarou que a autópsia a Kadhafi «foi concluída e os resultados enviados para Haia», na Holanda”.

Outros órgãos de informação citando as declarações do médico legista Ibraim Tika à televisão Al Arabiya diziam coisas diferentes, na Veja, citando o médico, a causa de morte foi “um tiro na cabeça”; já na Globo, “o médico que fez a autópsia no corpo disse que foi um tiro na barriga que matou Kadhafi”. Talvez seja da tradução e barriga e cabeça tenham sonoridades semelhantes em árabe.

A Globo lembra que “em guerra, a execução sumária é ilegal. Uma coisa é ser morto em combate e outra é capturar uma pessoa acusada de crimes e matá-la. Segundo o Direito Internacional isso é um crime e o capturado tem de ser levado a julgamento. Por isso o alto comissariado de direitos humanos da ONU sugeriu que seja feita uma investigação sobre a morte do ex-ditador”.

O porta-voz do Alto Comissariado da ONU Para os Direitos Humanos, Rupert Colville, não sugeriu nada, pediu uma investigação, disse, “Consideramos que é necessária uma investigação sobre as questões sombrias relacionadas com a morte” (de Kadhafi). Também a Human Rights Watch, exigiu que o CNT realize uma autópsia supervisionada ao corpo de Kadhafi.

(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: