terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ana Drago diz que BE devia ter reunido com a troika.


Ana Drago, deputada do Bloco de Esquerda (BE) admitiu hoje no parlamento que o Bloco devia ter reunido com a troika. Disse-o na reunião dos deputados da Comissão dos Assuntos Europeus com o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas.

A dirigente do BE, comentando a acusação de Paulo Portas sobre a ausência do BE nas reuniões com a troika, disse “dar a mão à palmatória” e entender que deveriam ter participado. Já em Junho, Francisco Louçã, tinha dito que “se fosse hoje, viria com outros olhos essa reunião”. Louçã tinha acrescentado que “os portugueses não souberam interpretar a posição assumida pelo Bloco de Esquerda”. Agora, Ana Drago deu a entender que a ida do BE às reuniões não seria para “eleitor português ver” mas para ter alguma influência. É uma evolução.

Na altura, critiquei neste blogue a ausência da esquerda parlamentar e é hoje evidente que se a negociação com a troika fosse com o PSD, as medidas “para além do Memorando de Entendimento” que são o programa do governo, estariam todas incluídas no acordo. Não era indiferente quem negociava como não é indiferente quem aplica o Memorando. Até uma outra linha do PSD, mais social-democrata, adaptaria a execução do programa a outras preocupações. Não aceito o Memorando, de todo, mas se me fosse possível tentaria na negociação minorar os seus efeitos. Quem leva com ele ficaria grato.

Espera-se que o BE não demore muito a comentar a situação actual na Líbia.
É também um caso em que muitos portugueses (alguns, eleitores do BE) “não souberam interpretar a posição assumida pelo bloco de esquerda”. Está na Internet a execução do filho de Kadhafi, Mutassin, deram-lhe água, um cigarro, logo a seguir é cadáver. Massacres de prisioneiros, Sharia como Estado de Direito, etc. O CNT como interlocutor da União Europeia, sabendo-se quem eram e conhecendo a história da Líbia foi um erro dificilmente desculpável. Como as coisas ainda vão azedar mais, o tempo vai juntar culpas ao BE. Há companhias muito indesejáveis.

A propósito um vídeo de Hillary Clinton (very happy), que a CBS cortou na entrevista, (para não exibir pornografia) mas que passou para o Youtube.
O “Veni, Vidi, Vici” de César na linguagem imperialista americana:
- Viemos, Vimos, Morreu. O mesmo “Viva la Muerte” dos fascistas de Franco.


(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: