sábado, 1 de outubro de 2011

Joe Hill por Paul Robeson. Para não esquecer.


“Joe Hill” (7/10/1882 – 19/11/1915) foi um activista sindical, sueco de nascimento com o nome Joseph Hillstrom, imigrado nos Estados Unidos; autor e interprete de canções (Folk-Song) que hoje se chamariam de intervenção.

Membro da organização maioritariamente libertária Workers of the World (IWW). Julgado e condenado à morte por assassinato, no estado do Utah, após um julgamento político onde não foram apresentadas provas ou testemunhas que suportassem a acusação.

Joe Hill juntou-se à IWW quando trabalhava nas docas de S.Pedro na Califórnia, onde foi um dos líderes grevistas. Depois passou a correr o país como organizador da IWW tarefa que fazia a par da composição de canções de cariz político. É no Estado do Utah, “ocupado” pela seita religiosa Mórmon, que lhe montam a armadilha da acusação e julgamento. Nesse Estado, em Bingham, Joe Hill tinha conseguido juntar os trabalhadores da Utah Construction Company num único sindicato, obtendo vitórias reivindicativas; foi morto por isso.

Após a sua morte, fizeram-se filmes compuseram-se baladas escreveram-se livros, a relembrar a sua actividade como sindicalista e compositor de topical songs das mais populares entre os operários que deambulavam pelos Estados Unidos em busca de trabalho, composições também cantadas em piquetes de greve e manifestações.

São célebres as últimas palavras que enviou aos seus camaradas. Não chorem a minha morte, organizem-se.


CGTP Manifestação 1 de Outubro 2011

HOJE  –  DIA  1  DE  OUTUBRO  DE  2011  –  GRANDES MANIFESTAÇÕES       –       EM    LISBOA    E    PORTO

Contra o empobrecimento e as injustiças, pelo emprego, salários, pensões e direitos sociais.

Convocatória da CGTP -Intersindical


(Para ler últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: