sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Défice público sobe para 8,3%. Portugal no declive grego.

Mau clima Set 2011


No primeiro trimestre o défice era de 7,7%, no semestre sobe para 8,3%; com o chumbo do PEC4 o país parou, de lá para cá está em marcha-atrás.

Portugal entrou no declive grego, as medidas de austeridade que estão em execução já não bastam para cumprir a meta do défice de 5,9% acordada com a Troika, esperam-se, e já há sinais, que os próximos três meses sejam de aflição.

Ainda não se conhecem os pormenores das contas públicas, mas as contas escondidas da Madeira tiveram influência no semestre (e nos 3 anos anteriores).

Para conseguir o objectivo deste ano, o governo vai, como tudo indica, pôr os portugueses a dar mais do seu dinheiro ao Estado. O secretário de Estado do Orçamento, Luís Morais Sarmento, disse hoje no Parlamento, “que o governo estava certo quando tomou medidas de urgência” mas que “temos de ter consciência que isso não chega, vão ser necessárias mais medidas”.

Os portugueses para verem o seu futuro próximo não precisam de nenhuma bola de cristal, basta olhar para o que se tem passado na Grécia onde a mesma Troika e medidas similares estão a destruir a viabilidade de um país.

Podem entreter-nos com Isaltinos e orgias do Jet set, podem fazer a campanha de Jardim e bem conseguidas estratégias de comunicação, mas a realidade vai cair violentamente sobre os portugueses, e aí, mesmo um povo de molengas, como dizia Van Zeller, vai dizer o que não quer.


(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: