sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Professores em manifestação, hoje, contra o desemprego, a precariedade e a instabilidade.

Manif.Professores


Apesar da propaganda do governo tentar fazer crer que o ano lectivo começa com mais calma que nos anos precedentes, os protestos estendem-se pelo país.

A Federação Nacional dos professores (FENPROF) promove hoje, dia 16 de Setembro, protestos nas regiões Norte, Centro, Sul, Grande Lisboa e Região Autónoma da Madeira.

O protesto, como se pode ler no comunicado da Federação Nacional de Professores, é contra o desemprego na classe, a precariedade laboral e a instabilidade, provocadas pelas medidas do governo.

Segundo a FENPROF “o número de docentes atingidos pelo desemprego, este ano, aumenta mais de 8.000 em relação ao ano passado”; 5.000 nas colocações de 31 de Agosto, mais 3.500 nas de 12 de Setembro.

Sobre a precarização da profissão de professor, a frente sindical afirma que “os lugares do quadro de milhares de docentes que se aposentaram nos últimos anos” estão a ser “preenchidos por docentes a contrato”. “Cerca de 10.000 lugares preenchidos pela via da contratação, correspondem a necessidades permanentes (e não transitórias) das escolas”, deveriam por isso ter ingressado outros tantos docentes nos quadros.

Também os professores dos quadros viram disparar os “horários zero”, situação que se vai agravar com a implementação das medidas da troika e do governo, já definidas na “Estratégia Orçamental 2011-2015”. “Esta situação de incerteza em relação ao futuro gera um sentimento de grande instabilidade que todos os professores e educadores vivem”.

Horário e locais dos protestos (ver no comunicado com o horário das acções).

Norte: Porto 14.30h – Av. Dos Aliados.
Região Centro: Coimbra 15.00h – Largo D.Dinis
Grande Lisboa: Lisboa – 15.00h – Largo Camões
Zona Sul: Portalegre – 10.30h – Rossio de Portalegre
Évora – 17.00h – Sede da SPZS
Beja – 10.30h – Portas de Mértola
Faro – 14.30h – Centro de Emprego de Faro
Região Autónoma da Madeira: Funchal – 11.00h – Sede do SPM


(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: