terça-feira, 27 de setembro de 2011

O que é a formação de desempregados.

EconomesinhoSet 2011


O programa anunciado pelo governo para estágios profissionais para formação de desempregados, na actual conjuntura, não passa de propaganda. Má propaganda, que só engana quem desconheça a realidade do aumento do desemprego.

Os estágios profissionais nas empresas são de louvar, como o aprofundamento da relação entre a escola e as empresas, sejam universidades ou outras, mas do que se trata na nossa situação não é nada disso.

Todos os dias, contacto pessoalmente com indústrias transformadoras, PMEs que antes da crise estavam bem e que hoje atravessam grandes dificuldades, algumas delas tiveram de reduzir o número de trabalhadores para metade.

Quase todas têm menos trabalhadores e os que foram “dispensados” não eram os menos produtivos, ou com menos capacidades profissionais, muitos deles eram quem auferia os maiores ordenados, o que na indústria representa os que eram mais importantes para a produção.

A realidade é que a austeridade causa redução do poder de compra e por consequência do consumo interno, para além de baixar as importações reduz também o consumo de bens produzidos em Portugal, fecham comércios por falta de clientes e fecham a montante os fornecedores desses comércios.

Carvalho da Silva tem razão quando diz que “o fundamental é o combater à recessão económica”. Ora o que o governo assegura para 2012 é maior recessão, logo mais desemprego e de trabalhadores com suficiente formação profissional.

Esta “formação” é para entreter como já foram feitas outras anteriormente, não são postos de trabalho garantidos nem forma de combater o desemprego. Era melhor que empregassem esse dinheiro em projectos de apoio aos empregos existentes, e pensassem em formas de conseguir crescimento.

As empresas não empregam mais trabalhadores por não terem trabalho para elas – não é por falta de bons profissionais no “mercado” do desemprego.


(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: