domingo, 23 de outubro de 2011

Irão critica situação na Síria.

Mahmoud Ahmadinejad Out 2011


Ahmadinejad disse em entrevista à CNN, que o Irão condena os mortos e massacres na Síria. Não disse como se lê no lide da notícia do Público que condenava “os mortos e massacres da repressão na Síria”, mas sim o que diz no corpo da mesma notícia do Público, “condenamos os mortos e os massacres na Síria, quer as vítimas pertençam às forças de segurança, à oposição ou à população”. Faz toda a diferença; é correcta a posição do Irão.

O conflito interno sírio iniciou-se com a repressão de manifestações pacíficas por reivindicações básicas, como a habitação e o emprego. Seguiram-se acções de grupos armados que mataram membros das forças de segurança (atacaram postos da polícia matando dezenas) e começaram a aparecer civis mortos e mutilados; este filme já foi visto, alguém quer transformar a Síria num novo Líbano.

A criação de um clima de pré guerra civil tinha/tem como função chamar uma intervenção externa, a posição das potências que compõem os BRIC no Conselho de Segurança da ONU, não apoiando a resolução de condenação da Síria, deu uma oportunidade aos esforços de conciliação do povo sírio. Escritores, dirigentes sociais, sindicalistas, partidos de oposição, e pelo menos parte do partido Bass que suporta o poder, estão interessados na pacificação, têm reunido abertamente na busca de soluções e há eleições marcadas.

Os partidários de soluções bélicas para todos os conflitos têm alguns problemas na Síria. A sociedade é evoluída, a oposição está dentro da Síria e opõe-se a qualquer intervenção externa. Todos desejam reformas, o fim da repressão e da corrupção existente.

Com a maioria sunita dividida e o apoio dos cristãos, alauitas e drusos, o governo sofre pressões internas, das manifestações pacíficas, dos grupos armados e dos radicais partidários da repressão sobre a oposição.
A posição do Irão vem reforçar os defensores da pacificação, Ahmadinejad não está a atacar a Síria, está a tirar força àqueles que julgavam poder contar com o Irão para tomar uma posição extrema.

O Irão está a dizer à Síria que de nada lhe serve um aliado esfrangalhado.

Mais sobre a Síria:
http://oclarinet.blogspot.com/2011/10/situacao-siria-e-o-veto-na-onu-da.html
 http://oclarinet.blogspot.com/2011/08/siria-situacao-e-mais-complexa-do-que.html

(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: