quinta-feira, 12 de abril de 2012

PSP sobreavalia alarmismos nos confrontos do Chiado?

Se fosse um sabre...Abril 2012 

A PSP reconhece que sobreavaliou a ameaça que poderia constituir um grupo de pessoas detectado no início da manifestação de 22 de Março, em Lisboa, durante a qual ocorreu uma carga policial.

Na nota de imprensa da Inspecção-geral da PSP, citada pelo jornal Público, não fica claro se a sobreavaliação se refere à apreciação feita no terreno, se aos relatórios internos e do SIS, já considerados “apocalípticos” e alarmistas pela montagem de cenários de grande violência.

O inquérito instaurado a um dos polícias, confirmado pelo ministro da tutela, indica que os chefes estão ilibados de responsabilidades.

Pelo menos, espera-se que do inquérito resultem normativas sobre a utilização do equipamento policial. Como se vê na imagem (em cima), um bastão virado ao contrário é incitamento à violência (se fosse um sabre nessa posição seria uma imagem pacificadora).

Se esta forma de usar o bastão, (com o guarda mãos para a frente) faz carreira, ainda vamos ver chuteiras de futebolistas com pitões na biqueira e peito do pé.

(Para ver últimos posts clicar em – página inicial)

Sem comentários: