sábado, 5 de novembro de 2011

Chefe das FARC Alfonso Cano foi morto.


O líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) Alfonso Cano foi morto em combate; segundo fontes oficiais, num bombardeamento da força aérea colombiana ao acampamento das FARC, na selva do sudoeste do país.

Alfonso Cano, aliás Guillermo León Sáenz Vargas, antropólogo, militante destacado na época estudantil e ex-membro do PC3 (Partido Comunista Clandestino da Colômbia) era considerado um dos principais ideólogos das FARC.

As FARC, fundadas em 1964 foram criadas com base na defesa dos camponeses colombianos, são o mais antigo exército de guerrilha do continente e contará hoje com cerca de 8 mil combatentes

Alfonso Cano sucedeu na chefia ao fundador das FARC, Manuel Marulanda Vélez “Tirofijo”, falecido em 2008 de morte natural. Vários dirigentes históricos foram mortos nos últimos anos e o próprio Alfonso já tinha sido dado como morto pelo governo colombiano

Alfonso Cano representou as FARC em várias negociações com o ex presidente César Gaviria. Desde 2000 foi o responsável do projecto político Movimento Bolivariano da Nova Colômbia (vídeo). Tinha mais de 30 anos de militância.

A morte de Alfonso Cano é um revés para a guerrilha, há sucessores para o seu cargo e da sua designação vai depender o futuro da organização. Ou escolhem o caminho da cessação da actividade armada buscando acordos para a desmobilização, ou continuam no caminho traçado pelos históricos.

O futuro das FARC e da situação na Colômbia dependerá dos novos protagonistas e da posição do governo colombiano.

(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: