segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Recessão em toda a Europa de Merkel; é bom? É mau?

Merkel

Vivemos em época de assaltos como é visível e palpável. Eu estou a ser assaltado por sentimentos contraditórios, estou a gostar de ver a perspectiva de os países ricos da Europa passarem mal, e não devia gostar. (A OCDE diz que a Zona Euro está em recessão, e prevê menos de 0,2% de crescimento para 2012).

Fui educado a não apreciar a desgraça alheia, a não ter desejos de vingança, e agora perante a ameaça de cortes de rating em todos os países da Zona Euro, (sem excepção) só me apetece dizer: - é bem feita! E tenho a sensação que muitos mais portugueses, gregos e irlandeses, com esmerada educação e de bom carácter, pecam de igual mau génio.

Até aqui se disse, há meses, que quando a crise atingisse os países do centro estaríamos perto da solução, para o bem ou para o mal. Já não é opinião é constatação, a Europa de Merkel com a ditadura alemã, ou de um directório com Sarkozy e alguns “passa brilho” como Passos Coelho e políticos do mesmo nível, não convence os investidores em divida europeia. Já são as agências de rating que apelam ao funcionamento das instituições europeias, a crise global descontrolada não serve o capitalismo. A OCDE diz que “o Banco Central Europeu tem poder para conter a crise”, sabe-se porque não resolve, Angela Merkel não aceita.

A subida dos juros da divida alemã e a dificuldade em colocá-la é preocupante, a ameaça paira sobre todos os países e isso é bom, por alguns momentos os problemas são de todos. Solução ou desastre parece coisa de dias, o caos é tal que hoje as bolsas na Europa subiram como reacção às notícias negativas, é o jogo, a fé que se está tudo tão mau, alguém não vai deixar cair o euro, Merkel vai ceder. Vai?

(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

1 comentário:

Anónimo disse...

A Merkel o a Alemanha vai ceder. No 1º trimestre de 2012 o ECB vai imprimir moeda. Vale uma aposta?

O 1º sinal de perigo veio quando há dias a Alemanha não conseguiu vender 60% da sua dívida. Agora já se começa a ver luz ao fundo do túnel.

Há uma realidade que muitos desconhecem, mas que serve para ver ao ponot a que chegou a especulação: por cada Euro real existe a circular - na dança das cadeiras das dívidas - 400 euros virtuais!!!
Isso mesmo 400 para 1. Este castelo de cartas vai dar cá um trambolhão..ai vai, vai...

Paulo Mesquita