quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Vítor Gaspar anuncia mais desemprego para Portugal.

Desemprego Nov 2011


O governo através do ministro da Finanças acaba de prometer mais desemprego para 2012, o desemprego actual já é recorde no nosso país.

Hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) anunciou que a taxa de desemprego aumentou para 12,4% no 3º trimestre de 2011; mais 39.300 portugueses face ao trimestre anterior. Mais de 24 mil trabalhadores por conta de outrem e mais de 14 mil por conta própria perderam o ganha-pão. Os desempregados em Setembro eram 689.600 indivíduos, 75.600 à procura do primeiro emprego e 614.000 procurando novo emprego.

Neste contexto, a taxa mais elevada do desemprego desde 1953 (segundo registos do Banco de Portugal e do INE) a troika deve mais logo mostrar-se contente com a performance do governo de Passos Coelho/Portas. Na próxima visita vão ficar ainda mais agradados, a recessão por eles imposta e aceite pelos nossos governantes vai aumentar substancialmente o desemprego.

Escolheu-se para Portugal o caminho recessivo, medidas de austeridade com elevados custos sociais, diminuição de salários e aumento de impostos. Está a tirar-se dinheiro à economia, a reduzir o consumo interno até ao colapso dos agentes económicos que labutam para o mercado nacional.

A doutrina da austeridade punitiva não está apenas a empobrecer os portugueses, está a deixar famílias sem quaisquer meios de subsistência. É uma declaração de guerra aos trabalhadores, que pede uma resposta a condizer. A frieza com que o ministro das Finanças anuncia medidas que vão desgraçar a vida de muitas famílias terá de ter a oposição da população. Os portugueses têm de encontrar novas formas para serem ouvidos.

(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: