quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Grécia decide o seu futuro e lança o caos na Europa.

Georgios Papandreou Nov2011
Merkel diz que “ o euro é mais importante que a Grécia” Papandreou que “a democracia está acima do apetite dos mercados”. Já aparecem notícias de que Papandreou está a ser pressionado pelo seu partido a demitir-se, é normal.

Amanhã se começará a saber o que os gregos querem agora para a Grécia, é a democracia a funcionar. Giorgios Papandreou não cometeu nenhuma loucura com a decisão de pedir um referendo sobre a permanência na União Europeia. Os gregos têm opções como existem sempre opções para todos os povos e em todas as ocasiões. Se a decisão grega lança o caos na Europa não é culpa da Grécia.

Só alguns líderes políticos saberão a situação política (e político/militar) interna da Grécia. Segundo algumas notícias há o risco de um golpe militar num país que viveu a “ditadura dos coronéis” de 1967 a 1974 (Julho). A Terceira República Helénica, a democracia, instituída pouco depois do nosso 25 de Abril, provavelmente corre o perigo de ser derrubada pelos militares. Com a esquerda no poder, o sentido do hipotético golpe seria de um poder de direita, autoritário e anti-democrático.

Papandreou desarma os militares devolvendo a palavra ao povo, pelo menos tira legitimidade à tentativa. Ainda ao nível interno demonstra desapego pelo poder, sabe que pode perder para a oposição mas arrisca, sempre é preferível mudar de governo que de regime. Perder na moção de confiança que vai ser votada amanhã é um mal menor quando está em causa o regime democrático na Grécia.

Perguntar aos gregos se querem continuar na Europa e no Euro faz todo o sentido sabendo os gregos o que a Europa representa em eternas e sucessivas medidas de austeridade e perda de soberania.

Mal vão passar, subjugados ou como país independente; os custos dessa opção devem ser avaliados pelo povo grego e não pelo governo.

O futuro da Grécia não pode ser imposto pelo estrangeiro, pela estratégia dos ricos da Europa de sacrificar alguns países para manter a estabilidade do euro. Não funciona, o caos imposto à Grécia está a espalhar o caos na Zona Euro e já atinge outros Continentes.

Era barato salvar a Grécia, optaram por puni-la, agora o boomerang anda desordenado a bater nos reais culpados dessa decisão.

A Europa dos banqueiros felizes e dos povos desgraçados não tem futuro.

(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)

Sem comentários: