“La desigualdad natural del hombre viene escrita en el código genético”, dizia Mariano Rajoy em 1983, quando era simpatizante franquista. Após a anedota, negoceia agora (antes de eleito) directamente com Ângela Merkel os termos dos ajustes impostos pela União Europeia ao Estado Espanhol. Deverão ser distintos para Espanha por razões genéticas, e também dentro de Espanha atendendo a “la desigualdad natural entre los españoles”.
Espanha e Portugal estarem historicamente de costas voltados, tem sido prejudicial para os dois países, dizem alguns teóricos. Pelos dias de hoje parece terem acertado, se “nuestros hermanos” olhassem para a execução do plano troiko em Portugal talvez as sondagens por lá fossem diferentes.
“O mais importante é dar a mensagem de que as coisas vão mudar, para dentro e fora de Espanha”. Diz Mariano Rajoy.
A introdução de medidas restritivas por governos de direita é mais à bruta; uns apreciarão o estilo ou até o prazer, outros pelam-se por novas experiências, a aventura é o sal da vida da classe média. Slogans como mudança; cambio; yes,we can; venderão sempre muitos bilhetes para os cruzeiros às novas Ítacas – o que conta é o gozo da viagem. Depois….
(Para ver últimos posts clicar em - página inicial)
Sem comentários:
Enviar um comentário